NOTÍCIAS

CFN participa da 81ª reunião do Fórum dos Conselhos Profissionais

CFN participa da 81ª reunião do Fórum dos Conselhos Profissionais

24/11/2021

Com palestra de ministro do TCU, evento promoveu debates sobre boas práticas e governança.

O Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas realizou na última terça-feira (23) sua 81ª reunião, no plenário do Conselho Federal de Administração (CFA), em Brasília. O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, participou do encontro para falar sobre a Rede Governança Brasil e compartilhou com o Fórum sua preocupação com temas relativos aos conselhos profissionais.

O ministro fez uma apresentação sobre o trabalho que vem realizando para implantar a cultura da governança nos estados e municípios por meio da Rede de Governança Brasil. “Nosso objetivo é montar uma estratégia de desenvolvimento para o país. Governança é crucial para a economia do país. Onde tem falhas, há corrupção”, disse Nardes.

A nutricionista e diretora-secretária do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Manuela Dolinsky, representou o órgão na reunião. “Foi um encontro muito bom. Tivemos a oportunidade de fazer intervenções com vistas a apresentar propostas concretas de garantir cada vez mais transparência, eficiência e representatividade dos conselhos profissionais. A gestão dos conselhos e sua eficiência são um espelho das categorias. Por isso, precisamos ser cada vez mais exigentes em nossas tomadas de decisão e ações para atender a sociedade no cumprimento do nosso papel institucional”, disse.

OUTROS TEMAS

A diretora-secretária do CFN, Manuela Dolinsky, foi confirmada como representante da autarquia na Comissão Especial Interlocutória para tratar dos ajustes junto ao Arquivo Nacional, sobre o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de arquivo relativo a atividades-fim dos Conselhos Profissionais.

Manuela também fez uma intervenção apontando a necessidade do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas buscar maior entendimento com a universidade. “A aproximação com os futuros profissionais é uma preocupação do Sistema CFN/CRN. Queremos construir um diálogo aberto e franco, para que esses futuros profissionais compreendam a importância dos Conselhos Profissionais para a categoria e para a sociedade”, destacou.