NOTÍCIAS

CFN participa da 217ª Reunião dos Conselhos Federais da Área da Saúde com nova representação

CFN participa da 217ª Reunião dos Conselhos Federais da Área da Saúde com nova representação

13/11/2024

O Conselho Federal de Nutrição (CFN) esteve presente na 217ª Reunião dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), realizada nesta quarta-feira (13) com novos representantes designados pela atual gestão. O plenário do CFN indicou conselheiros para contribuir nas comissões de educação, orientação e fiscalização e nas reuniões gerais do Fórum, em alinhamento com a agenda de fortalecimento da atuação multiprofissional em saúde.

Para as reuniões gerais do Fórum, o CFN será representado pela presidenta Erika Carvalho e pela vice-presidenta Carla Galego. Na Comissão de Educação, os conselheiros Manuela Dolinsky e Caio Victor Coutinho de Oliveira assumem as funções, enquanto a Comissão de Orientação e Fiscalização será representada pelas conselheiras Ana Luiza Sander Scarparo e Miriam Nardi.

O FCFAS representa 14 profissões e mais de 6 milhões de profissionais da saúde em todo o Brasil. A participação ativa do CFN no Fórum reforça seu compromisso com a ética e a legalidade no exercício profissional e fortalece a presença dos nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética nas políticas públicas voltadas para a saúde e a segurança dos cidadãos.

Entre os principais assuntos discutidos na reunião, destacou-se a política de envelhecimento saudável, com apresentação de especialistas sobre a importância de uma abordagem interprofissional para atender às crescentes demandas da população idosa no Brasil. Durante a discussão, foi sugerida a criação de indicadores de saúde específicos para idosos e a realização de campanhas de conscientização sobre o tema. Os participantes também destacaram a relevância da participação do FCFAS na 6ª Conferência Nacional das Pessoas Idosas, que ocorrerá em 2025 e terá como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.

Outro ponto relevante foi a educação a distância (EaD) na saúde, abordado pela Comissão de Educação do FCFAS. Com a expansão de cursos a distância na área da saúde, os representantes enfatizaram os desafios para garantir uma formação de qualidade que atenda às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Também foi discutida a criação de uma campanha de valorização da identidade profissional, com o objetivo de promover o orgulho pelas profissões da área da saúde e incentivar o uso da carteira profissional, destacando a importância de uma identificação confiável para a segurança da sociedade.

Além disso, foi apresentada uma proposta de fiscalização conjunta entre os conselhos da área da saúde, como uma ação coordenada para fortalecer a proteção à sociedade em casos que envolvem múltiplas profissões. A reunião também abordou a Portaria 548/23 do INEP, que revisa os critérios de avaliação dos cursos de graduação, dado o impacto dessas mudanças na qualidade do ensino superior na área da saúde.