CFN participa da 217ª Reunião dos Conselhos Federais da Área da Saúde com nova representação
13/11/2024
O Conselho Federal de Nutrição (CFN) esteve presente na 217ª Reunião dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), realizada nesta quarta-feira (13) com novos representantes designados pela atual gestão. O plenário do CFN indicou conselheiros para contribuir nas comissões de educação, orientação e fiscalização e nas reuniões gerais do Fórum, em alinhamento com a agenda de fortalecimento da atuação multiprofissional em saúde.
Para as reuniões gerais do Fórum, o CFN será representado pela presidenta Erika Carvalho e pela vice-presidenta Carla Galego. Na Comissão de Educação, os conselheiros Manuela Dolinsky e Caio Victor Coutinho de Oliveira assumem as funções, enquanto a Comissão de Orientação e Fiscalização será representada pelas conselheiras Ana Luiza Sander Scarparo e Miriam Nardi.
O FCFAS representa 14 profissões e mais de 6 milhões de profissionais da saúde em todo o Brasil. A participação ativa do CFN no Fórum reforça seu compromisso com a ética e a legalidade no exercício profissional e fortalece a presença dos nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética nas políticas públicas voltadas para a saúde e a segurança dos cidadãos.
Entre os principais assuntos discutidos na reunião, destacou-se a política de envelhecimento saudável, com apresentação de especialistas sobre a importância de uma abordagem interprofissional para atender às crescentes demandas da população idosa no Brasil. Durante a discussão, foi sugerida a criação de indicadores de saúde específicos para idosos e a realização de campanhas de conscientização sobre o tema. Os participantes também destacaram a relevância da participação do FCFAS na 6ª Conferência Nacional das Pessoas Idosas, que ocorrerá em 2025 e terá como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
Outro ponto relevante foi a educação a distância (EaD) na saúde, abordado pela Comissão de Educação do FCFAS. Com a expansão de cursos a distância na área da saúde, os representantes enfatizaram os desafios para garantir uma formação de qualidade que atenda às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Também foi discutida a criação de uma campanha de valorização da identidade profissional, com o objetivo de promover o orgulho pelas profissões da área da saúde e incentivar o uso da carteira profissional, destacando a importância de uma identificação confiável para a segurança da sociedade.
Além disso, foi apresentada uma proposta de fiscalização conjunta entre os conselhos da área da saúde, como uma ação coordenada para fortalecer a proteção à sociedade em casos que envolvem múltiplas profissões. A reunião também abordou a Portaria 548/23 do INEP, que revisa os critérios de avaliação dos cursos de graduação, dado o impacto dessas mudanças na qualidade do ensino superior na área da saúde.