
CFN marca presença no II Encontro Nacional de Agricultura Urbana e reforça compromisso com políticas públicas de alimentação e sustentabilidade
04/08/2025
O Conselho Federal de Nutrição (CFN) participou do II Encontro Nacional de Agricultura Urbana (ENAU), realizado de 30 de julho a 2 de agosto, no Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz/PE), localizado na Cidade Universitária, no Recife. A diretora do CFN, Viviani Fontana, representou a autarquia no evento, que reuniu mais de 200 participantes de todas as regiões do país.
Com o tema “Cidades que plantam! Agriculturas urbanas na luta contra a fome e por justiça climática”, o encontro teve como objetivo fortalecer redes de articulação, debater políticas públicas e promover práticas agroecológicas em áreas urbanas e periurbanas. “As agriculturas urbanas têm papel estratégico na promoção da segurança alimentar e na construção de cidades mais sustentáveis. Participar do ENAU foi uma oportunidade de reafirmar o compromisso do CFN com políticas públicas que aproximem alimentação, saúde e justiça social nos territórios”, destacou Viviani Fontana.
A iniciativa marcou os 10 anos da primeira edição do ENAU, realizada no Rio de Janeiro, e teve como um dos destaques a discussão sobre a implementação da Política Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana (Lei nº 14.935/2024), além da promoção da segurança alimentar e da justiça climática.
A culminância do evento ocorreu no sábado (2), com a Feira de Sabores e Saberes, na Praça da Várzea, que reuniu expositores de diferentes regiões, promoveu trocas de sementes e mudas, e encerrou com a leitura da carta política do encontro, seguida de um ato público com programação cultural.
O ENAU foi promovido pelo Coletivo Nacional de Agricultura Urbana (CNAU) e contou com apoio de diversas instituições, como os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Fiocruz Pernambuco, Universidade de Brasília (UnB), entre outras organizações da sociedade civil.