NOTÍCIAS

CFN marca presença no 23º Congemas

CFN marca presença no 23º Congemas

27/10/2023

Ministro Wellington Dias visitou estande do órgão e ouviu a pauta dos nutricionistas.

Vejas as fotos do evento em nosso álbum, no Flickr

De 24 a 26 de outubro, em Olinda (PE), foi realizado o 23º Encontro Nacional do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS). O evento reuniu mais de 2 mil participantes de todo país no Centro de Convenções de Pernambuco, no município de Olinda, na Grande Recife.

Foi a primeira participação do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas (CFN/CRN) no evento com um estande próprio, que reuniu gestores, trabalhadores, conselheiros e outros profissionais envolvidos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). E a mensagem principal do órgão foi à importância da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) no âmbito da assistência social.

O espaço do CFN também recebeu a visita ministro do Desenvolvimento Social (MDS) Wellington Dias. Ele recebeu das mãos do presidente do CFN, Élido Bonomo, um kit institucional do órgão, folders e folhetos sobre a atuação dos nutricionistas nos equipamentos do SUAS.

PALESTRAS

A SAN e o DHAA foram os temas da palestra do presidente do CFN, no dia 25, com o tema “redução das desigualdades e políticas para a superação da fome e da pobreza no Brasil”. Na oportunidade, Bonomo também ressaltou a importância do evento para os nutricionistas e para o Sistema CFN/CRN. “Estamos aqui, com o Sistema CFN/CRN, trabalhando juntos e comprometidos em mostrar o potencial que o nutricionista tem para colaborar com o sistema de assistência social do país, auxiliando na busca por uma assistência alimentar e nutricional mais justa e acessível a todos”, destacou.

ESTANDE

O trabalho foi intenso. Conselheiros federais, conselheiros regionais e colaboradores atenderam mais de 700 gestores da assistência social que visitaram o estande do CFN, passando informações mais detalhadas sobre a atuação dos nutricionistas nos equipamentos do SUAS e como a categoria pode influenciar na melhoria dos resultados nos municípios.

No espaço, os congressistas receberam cartilhas, folderes, material institucional do órgão e conheceram a atuação dos nutricionistas no SUAS em todo o Brasil. Para isso, foi instalado um totem interativo com 50 experiências exitosas – por estados e áreas de atuação – apresentadas na I Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), realizada dos dias 23 e 24 de setembro de 2023, em Itajaí (SC).

Quem também esteve no estande do órgão foi a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Lilian Rahal, juntamente com a Analista Técnica de Políticas Sociais do MDS, Helissa de Oliveira Mendonça Moreira. Elas participaram de uma roda de conversa promovida pelo CFN, onde foram discutidos temas relacionados à SAN e DHAA no âmbito do SUAS.

SISTEMA

Além das informações relacionadas ao trabalho dos nutricionistas no SUAS, os visitantes do estande também conheceram o Sistema CFN/CRN – o Conselho Federal e seus 11 regionais – presente em todos os estados da Federação, com mais de 212 mil profissionais inscritos.

Para obter mais informações sobre o evento acesse o site oficial: http://congemas.org.br/23%C2%BA-encontro-nacional-congemas-nacional .

Acompanhe outras notícias nas redes sociais do CFN.

Por Kamila Aleixo.