NOTÍCIAS

CFN esclarece – Por que alimentação e nutrição é com o Nutricionista?

CFN esclarece – Por que alimentação e nutrição é com o Nutricionista?

31/01/2024

NOTA CFN

À luz da Lei nº. 8.234/1991, o nutricionista é o profissional de saúde cuja a atuação está relacionada aos processos de alimentação e nutrição humana, e tem o alimento e seus nutrientes como ferramentas de trabalho, com o objetivo de promover a saúde e a alimentação adequada e saudável, assim como a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição, para indivíduos e coletividade, sadios ou enfermos. Essa Lei determina e resguarda a assistência nutricional e dietoterápica como atividade privativa do nutricionista, à qual se insere a prescrição dietética e seu plano alimentar.

No cenário atual, em que a informação sobre alimentação é abundante – mas nem sempre precisa! – o nutricionista desempenha um papel crucial ao fornecer orientações embasadas em evidências científicas. Sua formação abrange diversos aspectos que lhe conferem expertise para abordar uma ampla gama de temas relacionados à alimentação.

Ao participar de programas televisivos, o nutricionista pode atuar de diferentes formas. Seja esclarecendo dúvidas comuns, desmistificando conceitos equivocados e fornecendo orientações práticas sobre escolhas alimentares saudáveis. A presença do nutricionista em programas de televisão contribui para a promoção da saúde pública, incentivando hábitos alimentares mais conscientes e equilibrados, além de sensibilizar a população sobre a importância da Nutrição para a prevenção e tratamento de diversas doenças.

Na reportagem veiculada pelo Fantástico no último domingo, dia 28 de janeiro, foi informado que havia um conteúdo complementar com a participação de uma nutricionista. Entretanto, as informações que foram repassadas sobre jejum intermitente, em alguns momentos confundidas com a dieta cetogênica, não foram transmitidas por este profissional, e tiveram ampla audiência e grande repercussão.

O trabalho conjunto entre médico e nutricionista é de extrema importância, especialmente no tratamento da obesidade e demais doenças crônicas não-transmissíveis. Contudo, no que tange a veiculação de informação sobre alimentação e nutrição, e qualquer estratégia nutricional específica, se faz necessária a presença de um nutricionista para este local de fala.

Desse modo, a participação de nutricionistas em programas e matérias televisivas relacionadas a alimentação e nutrição, não apenas agrega credibilidade às informações transmitidas, mas também promove uma abordagem responsável e científica, beneficiando a saúde e o bem-estar da população.

 

Conselho Federal de Nutricionistas