
CFN e IDEC ampliam diálogo por avanços na saúde e políticas públicas de alimentação saudável
16/04/2025
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) é uma associação civil sem fins lucrativos que atua, desde 1987, na defesa dos direitos dos consumidores e na promoção de relações de consumo mais justas, seguras e saudáveis. Com independência em relação a empresas, partidos e governos, o Instituto busca conscientizar a população e fortalecer o acesso à informação, à ética e à qualidade nos produtos e serviços.
Foi com base nesse compromisso que o IDEC recebeu, na última terça-feira (15/04), representantes do Conselho Federal de Nutrição (CFN) para um encontro em sua sede, em São Paulo. A reunião teve como objetivo fortalecer o diálogo institucional e alinhar estratégias voltadas à alimentação saudável e à promoção da saúde da população brasileira.
A presidenta do CFN, Érika Carvalho, a diretora Viviani Fontana e a coordenadora de Relações Institucionais e Governamentais, Gerlane Alves, participaram da agenda com a coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do IDEC, Laís Amaral, e com o gerente de Políticas Públicas da entidade, Renato Barreto.
A articulação entre as instituições já resultou em conquistas históricas, como a proibição da gordura trans industrial (2019) e a rotulagem nutricional frontal (2022), e o encontro reafirma o compromisso de ambas com a construção de políticas públicas que garantam o direito à alimentação adequada.
“A defesa da alimentação adequada e saudável é uma prioridade do CFN. Reafirmamos nosso compromisso com o diálogo interinstitucional e com iniciativas que ampliem o acesso à informação de qualidade e garantia de direitos.”, afirmou a presidenta Érika Carvalho.
Para a diretora Viviani Fontana, a atuação conjunta com o IDEC potencializa a presença do CFN nos debates públicos: “Unir esforços com instituições comprometidas amplia nosso alcance e impacto, especialmente em temas sensíveis como a segurança alimentar e nutricional.”