
CFN e CGAN/MS fortalecem diálogo em defesa da alimentação e nutrição no SUS
16/05/2025
Em reunião realizada nesta quinta-feira (15), em Brasília, a Diretoria do Conselho Federal de Nutrição (CFN) e a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS) reforçaram o alinhamento técnico e político em torno de pautas estratégicas para a promoção da alimentação e nutrição no Sistema Único de Saúde (SUS).
O encontro teve como foco a ampliação da participação do CFN em grupos de trabalho e comissões conduzidos pela pasta, além da articulação para qualificação profissional por meio de capacitações, oficinas e materiais técnicos. A presidenta do CFN, Erika Carvalho, destacou a relevância do apoio institucional do Ministério da Saúde às pautas de valorização da categoria que tramitam no Congresso Nacional.
“Reforçar a presença de nutricionistas nas políticas públicas e ampliar a interlocução com o Ministério da Saúde são compromissos estratégicos do CFN. Seguiremos atuando para garantir que a alimentação e a nutrição ocupem o lugar de destaque que merecem no SUS”, afirmou Erika.
A reunião também discutiu a possibilidade de desenvolver estratégias integradas de comunicação, mobilização e educação voltadas à alimentação e nutrição.
Participaram do encontro, além de Erika, a vice-presidenta Carla Galego e o diretor Maurício Novaes. A CGAN foi representada pela coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição, Kelly Poliany de Souza Alves e as assessoras, Gabriele Freitas, Indira Ramos e Carla dos Santos.
Com atuação proativa, o CFN busca fortalecer parcerias institucionais que contribuam para a valorização da profissão e para a efetivação do direito humano à alimentação adequada em todo o país.