NOTÍCIAS

CFN e Asbran avançam na discussão das especialidades

CFN e Asbran avançam na discussão das especialidades

30/10/2020

Grupo de trabalho revisa a resolução 416/2008, que trata do tema.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN promoveu na última terça-feira (27) uma reunião entre o Grupo de Trabalho (GT) de Especialidades e a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). O encontro foi estratégico, pois discutiu a revisão da Resolução CFN nº 416/2008, que institui o registro no âmbito do Sistema CFN/CRN do título de Especialista, conferido pela Asbran. Também participaram desta videoconferência a diretora tesoureira do CFN, Darlene Ramos, e representantes dos CRNs 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9 e 10.

Em 2019, a atual gestão do CFN criou um novo GT com o objetivo de, a partir do acúmulo da discussão existente no órgão desde 2010, propor a atualização das especialidades e seus desdobramentos. Em julho de 2020, esse mesmo GT apresentou o resultado do trabalho ao plenário do CFN e a diretoria da Asbran, que teceram considerações. Um novo novo grupo trabalho ficou encarregado de analisar os aspectos gerais e propor a atualização do quadro de especialidades, bem como elaborar a revisão da resolução 416.

Tanto o CFN como a Asbran consideram que as especialidades precisam construir complexidade e acúmulo de conhecimentos técnico-científicos específicos para aprofundar competências de uma área da Nutrição. E também devem ter relevância epidemiológica ou demanda social, além de representarem um núcleo de conhecimentos de atuação do nutricionista.

O GT Especialidade é composto pelos seguintes nutricionistas: Elisabeth Chiari, conselheira do CFN; Magda Ambros Cammerer, colaboradora do CFN; Juarez Calil Alexandre, coordenador da Unidade Técnica do CFN; Ana Maria Bartels Rezende e Zaíra Maria Tronco Salerno, representantes da Asbran.