NOTÍCIAS

CFN divulga relatório do IV Encontro Nacional de Formação Profissional

CFN divulga relatório do IV Encontro Nacional de Formação Profissional

09/04/2021

Evento reuniu nutricionistas de todo o Brasil para debater as Diretrizes Curriculares Nacionais

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) acaba de divulgar o relatório final do IV Encontro Nacional de Formação Profissional (ENFP) – Ressignificação das Diretrizes Curriculares Nacionais: consolidação e inovações necessárias à formação de qualidade do nutricionista, realizado em setembro de 2019, em Brasília (DF). A obra já está disponível na Biblioteca Virtual do CFN

Com 315 páginas e dividido em 12 capítulos, o documento foi produzido ao longo de 2020 e reúne informações sobre os encontros promovidos pelos Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRNs), dinâmicas e encaminhamentos realizados pelos participantes do evento, a formação de nutricionistas líderes e gestores, o acompanhamento de estágios curriculares, entre outros temas. 

Na opinião da nutricionista Rita Frumento, a publicação representa um importante avanço nas discussões das DCNs. “É, de fato, um documento que representa um marco positivo no debate sobre a formação do nutricionista. E foi o resultado de uma ampla discussão desempenhada pelo CFN no IV ENFP, qualificando ainda mais essa pauta, que vem sendo discutida há muito tempo nos encontros de formação”, destaca.

Para a nutricionista Vanille Pessoa, conselheira federal do CFN e coordenadora da Comissão de Formação Profissional, a entrega do relatório final do IV ENFP faz parte de um compromisso assumido pelo CFN. “Estamos felizes em poder compartilhar o compilado de informações referentes aos encontros regionais e o nacional, ocorridos em nossa gestão. Compreendemos a importância de promover aproximação com as Instituições de Ensino Superior e esperamos que este material possa servir de subsídio para discussões no campo da formação profissional do nutricionista.  O IV ENFP permitiu o prosseguimento das discussões realizadas nos encontros anteriores e foi importante para ampliar o debate sobre formação por competências”, afirma.

A obra está devidamente catalogada e registrada no International Standard Book Number (ISBN), pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), de acordo com as normas exigidas pelo órgão regulador. 

Para conferir a versão completa do Relatório Final do IV ENFP, acesse a Biblioteca Virtual do CFN.

Texto: Rodrigo Rueda