NOTÍCIAS

CFN dialoga com o MDS a inclusão dos nutricionistas no SUAS

CFN dialoga com o MDS a inclusão dos nutricionistas no SUAS

26/07/2023

SUAS visa garantir assistência social para milhões de pessoas em todo o Brasil.

No dia 21 de julho, o presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Élido Bonomo, o tesoureiro Alexsandro Wosniaki e a assessora técnica Natália Araújo estiveram reunidos no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em Brasília (DF), com o secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão e a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Simone Aparecida Albuquerque.

Na pauta do encontro, a solicitação do CFN pela revisão do marco legal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para que os nutricionistas façam parte oficialmente das equipes. Planejado e executado pelos governos federal, estaduais, do Distrito Federal (DF) e municipais, em parceria com a sociedade civil, o SUAS visa garantir a devida assistência social para milhões de brasileiros em diversas faixas etárias.

Élido Bonomo destacou que o Sistema CFN/CRN representa mais de 220 mil profissionais em todo o Brasil, contribuindo para garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável da população, atuando conjuntamente com movimentos da sociedade civil, sendo parceiro no desenvolvimento das políticas públicas ligadas à Segurança Alimentar e Nutricional. “Atualmente temos quase 2.500 nutricionistas atuando no SUAS, mas ainda sem nenhum marco legal. Queremos com esta visita, abrir um canal de diálogo com o ministério pela inclusão oficial dos nutricionistas no SUAS”, frisou o presidente do CFN.

Alexsandro Wosniaki, tesoureiro do CFN, apresentou um relato sobre a sua experiência na cidade de Araucária, no Paraná, abordando a evolução do SUAS no município e reforçando o papel dos nutricionistas. “Hoje não temos a regulamentação da presença dos nutricionistas nas equipes do SUAS, mas temos profissionais atuantes e com boas experiências nos municípios. Um dos serviços prestados na política trata da produção de alimentos e não existe profissional mais capacitado que o nutricionista quando o assunto é nutrição. Também precisamos ter um olhar para a formação profissional, para capacitar nutricionistas para trabalhar no SUAS”.

O secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão reforçou a importância do CFN no processo de debate e construção conjunta do SUAS. “A alimentação dentro do Sistema Único de Assistência Social está no nosso radar. Fico feliz com a disponibilidade do Conselho para contribuir com a formulação do papel dos nutricionistas dentro do SUAS. Precisamos sempre atualizar nossos protocolos, pois a sociedade possui novas urgências e emergências’’.

Sobre o SUAS

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), gerenciado pelo poder público e sociedade civil com a missão de organizar os serviços de assistência social prestados no país. Articula recursos e esforços da União, dos Estados e dos Municípios para financiar e executar a Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

As ações organizadas no SUAS são divididas em: Proteção Social Básica, para prevenção de riscos sociais e pessoais, e a Proteção Social Especial, voltada para as pessoas em situação de risco ou violação de direitos.

O SUAS também oferece benefícios assistenciais em situações específicas, além de gerenciar o Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social (CNEAS).