NOTÍCIAS

CFN defende a rotulagem frontal dos produtos alimentícios

CFN defende a rotulagem frontal dos produtos alimentícios

06/09/2017

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) apoia a campanha “Rotulagem Adequada Já”, que defende a implementação da rotulagem na parte frontal dos produtos alimentícios industrializados que contêm excesso de gordura, sal e açúcar.  O objetivo dessa advertência na rotulagem é garantir que o consumidor identifique a composição de produtos não saudáveis de forma mais clara e correta.
No Equador, Chile, Reino Unido e Austrália já adotam o modelo de rotulagem frontal para destacar os riscos para a saúde. No Brasil, as características nutricionais como quantidade de calorias, teor de sódio, açúcar, gorduras e carboidratos são informações obrigatórias desde 2003, mas a regra atual da rotulagem obriga sua indicação apenas na parte de trás das embalagens, em forma de tabela, geralmente com letras e números em tamanhos minúsculos. Por isso, o CFN defende que as regras de rotulagem sejam aperfeiçoadas para o melhor entendimento.
O direito à informação é uma ferramenta importante para garantir e promover a alimentação adequada e saudável e proteger a população das propagandas enganosas. O CFN convoca os nutricionistas a apoiarem a campanha Rotulagem Adequada Já! Esclarecer os pacientes sobre a importância dessa mudança é muito importante. Convocamos você a assinar a petição pública que será entregue a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Participe desta petição