
CFN debate alimentação saudável nas escolas em audiência na Câmara
18/10/2019
A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados promoveu na manhã desta quinta-feira (17) uma audiência pública para debater a alimentação saudável nas escolas. O requerimento para a realização da audiência foi assinado pelos deputados federais Jorge Solla (PT-BA) e Érika Kokay (PT-DF).
Para abrir os trabalhos, a nutricionista Nancy Aguiar, vice-presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), fez uma apresentação sobre o atual cenário alimentar nas escolas, destacando a preocupação do Sistema CFN/CRN com a obesidade, que afeta não apenas os adultos, mas, também, crianças e adolescentes.
“A obesidade é a resposta mais natural dos indivíduos a um ambiente obesogênico. O contexto, muitas vezes, leva o indivíduo a consumir produtos ultraprocessados. Por isso, as escolas são espaços privilegiados para incentivar as crianças na formação de hábitos alimentares saudáveis. Ações de saúde, casadas com a educação, geram melhorias na saúde das crianças”, disse a nutricionista.
Nancy Aguiar foi aplaudida ao final da apresentação. Os participantes demonstraram surpresa com as informações apresentadas, como o fato de 32,3% das crianças com menos de dois anos de idade já terem consumido refrigerantes ou sucos artificiais e que, para 45% dos adolescentes brasileiros, o refrigerante é o 6º alimento mais consumido.
ULTRAPROCESSADOS
Diante do novo cenário alimentar da população brasileira, baseado no maior consumo de produtos ultraprocessados, a nutricionista reforçou o apoio do CFN ao Projeto de Lei nº 1755/2007, em tramitação na Câmara dos Deputados, para proibir a venda de refrigerantes em escolas de educação básica em todo o país.
Também participaram da mesa, o deputado federal Jorge Solla; a representante do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Patrícia Gentil; a diretora executiva da ACT Promoção da Saúde, Paula Johns; Desirée Ruas, do Movimento BH pela Infância; a 3ª Secretária da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Virgínia Wefort e Laura Ohana Marques, representante da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ).
Os nutricionistas e conselheiros federais, Fábio Rodrigo Santana, Juliana Maciel, Myrian Cruz, Vanille Pessoa e a colaboradora do CFN, Magda Cammerer, também estiveram presentes na audiência pública.