NOTÍCIAS

CFN, CRN-1 e FNDE debatem o início do cadastro obrigatório dos nutricionistas no SIGPNAE

CFN, CRN-1 e FNDE debatem o início do cadastro obrigatório dos nutricionistas no SIGPNAE

23/03/2023

Sistema exigirá envio do documento comprovando o vínculo profissional com a entidade executora.

Na terça-feira (21), o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) recebeu a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região (CRN-1), Raquel Adjafre e as representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Solange Castro, da Coordenação-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (CGPAE), Débora Silva, da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN) e Isabela Alves, agente do PNAE na COSAN.

O encontro serviu para debater o novo sistema de cadastro obrigatório de nutricionistas que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), chamado de SIGPNAE. O Sistema CFN/CRN e o FNDE tratam do tema desde 2019, com o objetivo de garantir maior adesão entre os cadastros na autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e nos Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN).

O SIGPNAE exigirá o envio do documento comprobatório do vínculo do nutricionista com a entidade executora, emitido pelo CRN da jurisdição, condicionando a fiscalização do cadastro no FNDE e garantindo assim, mais segurança no processo de cadastro. A expectativa é que nos próximos meses, o cadastro esteja disponível para utilização em todo território nacional. Por isso é importante que os nutricionistas que atuam no PNAE fiquem atentos para a solicitação da documentação aos Conselhos Regionais de Nutricionistas.

Também participaram do encontro as nutricionistas da Unidade Técnica do CFN, Caroline Romeiro (coordenadora) e Vanessa Figueiredo (assessora), Vinícius Bonfim e Juliander Dziura (coordenador e assessor da Unidade de Tecnologia da Informação (UNITI) do CFN, respectivamente) e a gerente de Fiscalização do CRN-1, Marcela de Oliveira Mendonça Gonçalves.

 

 

Matéria atualizada às 14h37 do dia 27/03/2023.