NOTÍCIAS

CFN busca caminhos no Ministério da Saúde para ampliar inserção de nutricionistas no SUS

CFN busca caminhos no Ministério da Saúde para ampliar inserção de nutricionistas no SUS

21/08/2025

O Conselho Federal de Nutrição (CFN) esteve novamente no Ministério da Saúde, desta vez com o propósito de identificar possibilidades e construir caminhos para garantir a ampliação da inserção de nutricionistas nas políticas públicas e em diferentes áreas de atenção à saúde.

Em reunião com representantes do Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET) da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES/MS), a presidenta do CFN, Érika Carvalho, destacou a importância de assegurar a presença estratégica de nutricionistas nas equipes multiprofissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). O CFN foi recebido pelas consultoras técnicas da DAET, Tayana Macedo e Munik Teixeira.

Entre os temas discutidos, estiveram:

  • Inclusão de nutricionistas no Programa “Agora Tem Especialistas”, com encaminhamento para participação do CFN em grupos de trabalhos específicos;

  • Necessidade de atualização da Portaria nº 120/2009, que trata da habilitação de estabelecimentos para fornecimento de terapia nutricional enteral e parenteral e da inserção da terapia nutricional via oral no financiamento federal.

  • Valorização de nutricionistas em portarias voltadas ao cuidado em doenças crônicas não transmissíveis, com destaque para referências já previstas em resoluções do CFN.

A agenda incluiu ainda uma visita ao Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência (DAHU/MS), onde o CFN apresentou demandas relacionadas ao dimensionamento e fortalecimento da atuação de nutricionistas nos serviços de terapia intensiva e cuidados paliativos.

De acordo com a presidenta Érika Carvalho, essa aproximação é essencial para abrir novas frentes de atuação. “O CFN está empenhado em dialogar de forma permanente com as áreas técnicas do Ministério da Saúde, para que o trabalho de nutricionistas seja cada vez mais reconhecido e incorporado às políticas públicas. Essa é uma agenda de valorização da profissão e de garantia do cuidado integral à população brasileira.”

O CFN segue articulando junto ao Ministério da Saúde para abrir caminhos e fortalecer a presença da Nutrição no SUS, assegurando a qualidade da atenção à saúde em todo o país.