NOTÍCIAS

CFN avança na integração de ações climáticas e sistemas alimentares sustentáveis

CFN avança na integração de ações climáticas e sistemas alimentares sustentáveis

31/10/2024

Entre os dias 29 e 31 de outubro de 2024, Brasília é palco de um evento pioneiro no Brasil: o Workshop Nacional de Iniciação, promovido pelo governo em parceria com o Centro de Coordenação de Sistemas Alimentares da ONU e várias agências internacionais. O evento marca um passo importante para a integração entre políticas de sistemas alimentares sustentáveis e ações climáticas, com o Brasil assumindo a liderança como país piloto da Iniciativa de Convergência da ONU.

Essa iniciativa surge em resposta a desafios globais crescentes, como a insegurança alimentar e os impactos das mudanças climáticas. O workshop, apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores, reúne especialistas e representantes do governo, da sociedade civil e da academia para promover ações conjuntas. Entre os principais objetivos, estão a construção de um plano de ação para a convergência entre sistemas alimentares e mudanças climáticas e o fortalecimento da governança multissetorial.

O Conselho Federal de Nutrição (CFN), que participa dessa iniciativa, tem uma relação direta com o tema, pois a integração entre ações climáticas e sistemas alimentares sustentáveis é relevante para a missão do conselho de promover políticas de nutrição e segurança alimentar que visem à saúde da população e à sustentabilidade dos sistemas alimentares.

“O CFN tem como princípio fundamental a defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, bem como da soberania e segurança alimentar e nutricional da população, que são centrais para a agenda deste workshop e para o fortalecimento de políticas públicas efetivas. Isso constitui elemento central para estruturação de uma prática profissional ética em prol de sistemas alimentares mais justos em consonância com as transformações sociais urgentes em relação a alimentação e clima,” afirma Erika Carvalho, presidenta do CFN.

Como representante dos nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética, o CFN pode contribuir para esse diálogo multissetorial ao compartilhar perspectivas sobre o impacto das mudanças climáticas na nutrição e na saúde alimentar.

Um caminho para a sustentabilidade alimentar e climática

A Iniciativa de Convergência é um esforço coordenado para alinhar as metas nacionais de segurança alimentar com as contribuições climáticas determinadas pelo Acordo de Paris (NDCs) e os Planos Nacionais de Adaptação (NAPs). O Brasil se destaca nesse processo pela sua vasta experiência em produção agrícola e políticas de sustentabilidade, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que apoia a agricultura familiar e a segurança alimentar. A proposta de convergência pretende desenvolver sistemas mais resilientes, que assegurem uma alimentação adequada e sustentável, mesmo diante de eventos climáticos extremos.

Rumo à COP30 e à transformação global

Os resultados desse workshop servirão como base para futuras negociações climáticas e alimentares, incluindo a COP30, que o Brasil sediará em 2025. O evento pretende criar um plano de ação para a convergência, reforçando o papel do Brasil como líder na promoção de sistemas alimentares sustentáveis e ações climáticas integradas.

Além da presidenta Erika Carvalho, participam do Workshop os conselheiros Alexsandro Wosniaki e Fernando Nunes, e a assessora de relações governamentais e institucionais, Gerlane Alves, .