NOTÍCIAS

CFN assina compromisso nacional pela prevenção à obesidade infantil

CFN assina compromisso nacional pela prevenção à obesidade infantil

07/08/2021

Esforço multissetorial é coordenado pelo Ministério da Saúde. Uma campanha será lançada no próximo dia 10 de agosto.

O Ministério da Saúde (MS) vai lançar no dia 10 de agosto uma Campanha de Prevenção à Obesidade Infantil, seguida da assinatura do compromisso nacional pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A ação faz parte da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja) em construção pelo MS, devido ao avanço da obesidade infantil no Brasil, no esforço multissetorial coordenado para reversão do quadro epidemiológico da doença. A pasta tem como objetivo investir na melhoria da saúde e da nutrição das crianças, apoiando os municípios no planejamento, implementação e monitoramento de ações na Atenção Primária à Saúde.

A nutricionista Rita Frumento, presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), avalia como positiva a ação do MS. “Além da pandemia da Covid-19, vivemos a pandemia da obesidade e da desnutrição. A iniciativa é bem-vinda e por isso o CFN faz parte do compromisso nacional em construção pelo Ministério da Saúde. Nós, nutricionistas, profissionais voltados para promoção da saúde e segurança alimentar e nutricional, precisamos atuar juntamente com a sociedade, para reverter esse cenário que afeta milhares de crianças em todo o Brasil”.

Em 2017, durante a 44ª sessão do Comitê de Segurança Alimentar da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil firmou o compromisso para a Década de Ação pela Nutrição das Nações Unidas (2016 a 2025), estabelecidos nas metas do II Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (II Plansan 2016-2019), documento que apresenta resultados das ações e programas brasileiros no âmbito da segurança alimentar e nutricional.

*OBESIDADE INFANTIL NO BRASIL*

Segundo o Ministério da Saúde, a estimativa é que 6,4 milhões de crianças tenham excesso de peso no país e 3,1 milhões já evoluíram para a obesidade. Informações coletadas em 2019, de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC) de crianças atendidas na Atenção Primária à Saúde (SAPS) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), revelam que a doença afeta 13,2% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos de idade. Nessa faixa etária, 28% das crianças apresentam excesso de peso, ligando o alerta para o risco de obesidade na infância ou na vida adulta.