NOTÍCIAS

CET-PICS cumpre agenda de atividades em Brasília

CET-PICS cumpre agenda de atividades em Brasília

20/05/2022

Comissão atendeu demandas dos CRN, programou eventos e se reuniu com farmacêuticos.

A Comissão Especial e Transitória de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Conselho Federal de Nutricionistas (CET-PICS/CFN) esteve em Brasília (DF) de 17 a 19 de maio para debater questões relacionadas ao ‘Fale Conosco’ do site do CFN, dúvidas sobre certificados e demandas sobre o tema encaminhadas pelos Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN).

A nutricionista Vânia Passero, presidente do CRN-10 e coordenadora da comissão, destaca que os três dias de trabalho foram produtivos. “Tivemos a oportunidade de participar do Encontro Nacional de Fiscalização do Sistema CFN/CRN, apresentando esse universo das PICS, de revisar o parecer técnico sobre vegetarianismo e conversar com a Unidade Jurídica do CFN sobre a Resolução 681/2021, que trata da regulamentação da prática da acupuntura pelo nutricionista”.

O grupo também elaborou uma programação de eventos online para discutir as PICS na prática dos nutricionistas, participou de uma reunião por videoconferência com o coordenador do Portal PICS em Pauta, Daniel Amado e debateu sobre a participação no Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran 2022). Além disso, ficou definido que a nutricionista Sula de Camargo representará a comissão na 1ª Oficina Nacional de Pesquisa sobre PICS no Sistema Único de Saúde (ONPP-PICS), que será realizada de 27 a 30 de junho, na sede do Ministério da Saúde.

Também participaram das reuniões as nutricionistas Mírian Marcolino (Conselheira Federal), Deise Lopes, Thaísa Navolar, Sula de Camargo (integrantes da CET-PICS/CFN) e a assessora da Unidade Técnica do CFN, Luiza Torquato.

Nutricionistas e Farmacêuticos

DSC 7526 300x200 CET PICS cumpre agenda de atividades em Brasília

Integrantes do GT Suplementos Alimentares (CFF) e da CET-PICS/CFN. Foto: CFF.

Integrantes da CET-PICS/CFN e do Grupo de Trabalho de Suplementos Alimentares do Conselho Federal de Farmácia (CFF) participaram na terça-feira (17), de uma reunião conjunta. Esse foi o segundo encontro entre os Conselhos, e serviu para tratar do entendimento sobre suplementos alimentares e fitoterápicos, como contribuição para a prática profissional, seja na prescrição por nutricionistas e dispensação em farmácias.

Pela CET-PICS/CFN, participaram as nutricionistas Míriam Marcolino, Sula de Camargo e Vânia Passero, com apoio da assessora da Unidade Técnica do CFN, Ana Flávia Rezende. Pelo GT Suplementos Alimentares/CFF, os farmacêuticos Leandro Medeiros, José Henrique Bomfim, Carlos Garcia e Priscila Dejuste.