NOTÍCIAS

Cerimônia de reinstalação do CONSEA está marcada para o dia 28 de fevereiro

Cerimônia de reinstalação do CONSEA está marcada para o dia 28 de fevereiro

23/02/2023

Evento será realizado às 11h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

A volta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) da Presidência da República já tem data marcada. No dia 28 de fevereiro, às 11h, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será realizada no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), a cerimônia de reinstalação do colegiado, um evento aberto para participação dos movimentos sociais, organizações da sociedade civil, coletivos e pessoas que atuam no campo da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Para participar é necessário realizar a inscrição até o dia 26 de fevereiro de 2023, por meio de formulário eletrônico (clique aqui).

O presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Élido Bonomo, representará o órgão na cerimônia. Ele destaca que o CONSEA possui papel fundamental no debate para buscar soluções para os problemas de segurança alimentar da população brasileira. “O ano de 2023 será de extrema importância no resgate das políticas públicas para superação da fome. A reinstalação do CONSEA é uma grande vitória dos movimentos sociais, tendo em vista a representatividade e o restabelecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan)”.

Sobre o Consea

O Consea é um espaço institucional para o controle social e participação da sociedade na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, com vistas a promover a realização progressiva do Direito Humano à Alimentação Adequada, em regime de colaboração com as demais instâncias do Sisan. Possui caráter consultivo e dentre as atribuições, deve propor à Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) as diretrizes e prioridades da Política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional com base nas deliberações das Conferências Nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional.