NOTÍCIAS

Campanha quer ampliar o uso do Guia Alimentar para a População Brasileira

Campanha quer ampliar o uso do Guia Alimentar para a População Brasileira

25/04/2022

Ação é uma parceria da Associação Brasileira de Nutrição com a OPAS e a CGAN/MS.

A Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) lançou a campanha “Segue o Guia”, para promover o Guia Alimentar para a População Brasileira entre nutricionistas, especialmente para os que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo central da ação é capacitar essas equipes que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) para implementar o Guia e incorporá-lo na rotina de trabalho, apresentando recomendações mais acessíveis para a população.

O movimento é uma parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS). Oficinas, debates e orientações nas redes sociais da ASBRAN são algumas das ações previstas para orientar a compreensão do Guia Alimentar.

A nutricionista e presidente da ASBRAN, Ruth Guilherme, destaca que o Guia Alimentar para a População Brasileira é uma das mais importantes estratégias para promoção da alimentação adequada e saudável. “É importante compreender que ele não se limita a uma abordagem do grau de processamento dos alimentos e nem ao papel reducionista de servir como instrumento apenas para as ações de educação alimentar e nutricional. Queremos ampliar a visão sobre ele. A partir deste movimento, vamos compartilhar a riqueza dos seus princípios e como podemos incentivar seu uso pela população. Nós nutricionistas precisamos abraçar este desafio”.

Guia Alimentar

Considerado um marco na história do país na luta contra a fome e a obesidade, o Guia Alimentar para a População Brasileira foi atualizado em 2014. A publicação orienta que as pessoas prefiram os alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias no lugar dos ultraprocessados. 

O Sistema CFN/CRN atuou fortemente na construção do material e reforça a importância da campanha promovida pela ASBRAN, para que nutricionistas, técnicos em Nutrição e Dietética e outras categorias profissionais da área da saúde, divulguem o Guia Alimentar para promoção da saúde da população brasileira, por meio da alimentação adequada e saudável. Para acessar o Guia Alimentar para a População Brasileira, clique aqui.

Com informações da ASBRAN.