NOTÍCIAS

Ato virtual reúne mais de 600 pessoas em defesa do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Ato virtual reúne mais de 600 pessoas em defesa do Programa Nacional de Alimentação Escolar

09/06/2021

Evento destacou ameaças ao programa, que atende mais de 40 milhões de estudantes em todo o Brasil

Na tarde desta terça-feira (8), representantes de dezenas de entidades da sociedade civil participaram do ato virtual em defesa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O evento foi coordenado pelo gabinete do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), e reuniu mais de 600 pessoas de todo o Brasil. O Sistema CFN/CRN foi representado pela nutricionista Jeanice Aguiar, conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN-3).

O ato deu destaque às ameaças de desmonte que o PNAE vem sofrendo nas casas legislativas (Câmara dos Deputados e Senado Federal), com projetos de lei que desconfiguram a base legal do Programa, criado em 1955, e que hoje é responsável pela alimentação escolar de 40 milhões de estudantes da rede pública em todo o país e tem em seus quadros mais de 8 mil nutricionistas.

Após o início do evento e fala dos parlamentares, que informaram o trabalho realizado na Câmara dos Deputados em defesa do PNAE, foi a vez dos representantes das entidades que atuam em defesa da educação; da alimentação escolar; da agricultura familiar; dos povos tradicionais (indígenas e quilombolas) e pelo direito humano à alimentação e nutrição adequadas (DHANA). Todos manifestaram preocupação com os 17 projetos de lei em tramitação nas casas legislativas que, de alguma forma, ameaçam o PNAE.

A nutricionista Jeanice Aguiar, conselheira do CRN-3, foi convidada a abrir as falas no evento, representando os nutricionistas e o Sistema CFN/CRN. Com atuação na área, ela destacou a importância do PNAE e do papel do nutricionista em prol de toda a cadeia produtiva da alimentação escolar, ressaltando a defesa do direito humano à alimentação e nutrição adequadas.

“A discussão quanto a alteração da execução do PNAE é sempre importante, contudo com viés para seu aprimoramento e não sua regressão, como propõe parte dos Projetos de Lei que tramitam nas Camaras Legislativas. Este evento teve o objetivo de defender a manutenção do programa, visando a independência e autonomia das entidades executoras, a liberdade do nutricionista na execução técnica, bem como a atenção e o direito hoje garantido para priorizar a aquisição de alimentos produzidos pelos povos indígenas e quilombolas”, declara Jeanice Aguiar.

NUTRICIONISTAS

Vale ressaltar, que os nutricionistas possuem papel fundamental na execução do PNAE. Os cardápios da alimentação escolar são elaborados pelo nutricionista responsável-técnico do PNAE, respeitando as necessidades nutricionais dos estudantes, a cultura alimentar local, a sazonalidade, além de atuar como agente promotor da alimentação adequada e saudável e do desenvolvimento econômico regional junto aos agricultores familiares e comércio local.