NOTÍCIAS

Ato Pela Terra: CFN participa de evento no Senado contra o “Pacote do Veneno”

Ato Pela Terra: CFN participa de evento no Senado contra o “Pacote do Veneno”

09/03/2022

Artistas, movimentos sociais e estudantes se juntam na Esplanada dos Ministérios pela derrubada do PL 6299/2002.Uma quarta-feira histórica em Brasília. Artistas, políticos, movimentos sociais e representantes da sociedade civil organizada participaram do Ato pela Terra, evento de protesto contra o “Pacote da Destruição”, que tem o Projeto de Lei 6.299/2002 como principal ameaça ao meio ambiente e a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) participou do ato no Senado Federal e na Esplanada dos Ministérios. A nutricionista Manuela Dolinsky, diretora-secretária do CFN, representou o órgão na solenidade em que a classe artística, liderada pelo cantor e compositor Caetano Veloso, entregou uma carta ao presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“Foi um ato emocionante e mostrou a importância da mobilização popular contra um projeto de lei tão danoso à saúde, ao meio ambiente e à soberania e segurança alimentar da população. Nós, nutricionistas, profissionais da saúde, não podemos admitir que esse PL seja votado sem demonstrar nossa indignação. Por isso, somos terminantemente contra a esse projeto de lei”, disse Manuela.

Caetano Veloso, durante a sua fala aos senadores, alertou para o momento decisivo que o país passa, desde a redemocratização. “O país vive hoje sua maior encruzilhada ambiental desde a democratização. O desmatamento na Amazônia saiu do controle. As proteções sociais e ambientais construídas nos últimos 40 anos vêm sendo solapadas. A nossa credibilidade internacional está arrasada. O prejuízo é de todos nós”, pontuou.

MANIFESTAÇÃO

Com faixas e cartazes contra o PL 6299/2002, centenas de pessoas faziam protestos em frente à Esplanada dos Ministérios contra o pacote da destruição que incentiva agrotóxicos, desmatamento e garimpo em terras indígenas.

A estudante de Nutrição Isabela Nogueira Freitas, de Goiás, veio com mais seis amigos para o Ato pela Terra. Ela disse que a mobilização dos estudantes também é fundamental para a reforçar a luta pela alimentação saudável. “Eu sinto que é uma obrigação nossa fazer essa movimentação. Os povos indígenas, os trabalhadores do campo e os pequenos agricultores serão os mais prejudicados com esse “PL do Veneno”.

Os povos indígenas também marcaram presença na Esplanada. Um grupo com 150 representantes de oito povos da Bahia acamparam em frente ao Congresso Nacional, em protesto contra a liberação de mineração em terras indígenas.

Acesse o álbum com imagens do evento.
Com informações de Agências.