NOTÍCIAS

Asbran: inscrições abertas para a edição 2022 do Prêmio Lieselotte Ornellas

Asbran: inscrições abertas para a edição 2022 do Prêmio Lieselotte Ornellas

11/04/2022

Premiação é um reconhecimento pelo trabalho em prol da Nutrição.

A edição 2022 do Prêmio Lieselotte Ornellas Nutricionista – Destaque no Brasil está com inscrições abertas. O prêmio é realizado pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) e, para concorrer, o nutricionista precisa ser indicado por uma organização social, entidade de classe ou instituição de personalidade jurídica, como universidades, sindicatos ou conselhos. Cada organização pode indicar um nutricionista e reunir documentos que o credenciem a receber a premiação.

O prazo para inscrição vai até o dia 6 de junho deste ano, às 16h, sendo realizado exclusivamente pelo portal www.asbran.org.br, da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), entidade responsável por conceder a honraria desde 2014, como reconhecimento pela contribuição científica e trabalho em prol da categoria.

Não há custo nenhum para se inscrever. Nutricionistas formados no exterior ou estrangeiros também podem concorrer, desde que possuam registro profissional no respectivo Conselho Regional de Nutricionistas. Os currículos dos candidatos em conformidade com os critérios do edital serão avaliados por uma comissão composta por profissionais da diretoria da Asbran ou designados pela associação, respeitando sempre possíveis conflitos de interesse. O resultado será informado no dia 25 de julho.

A cerimônia de premiação acontecerá durante o Congresso Brasileiro de Nutrição 2022 (CONBRAN), de 4 a 7 de outubro em Maceió (AL). O vencedor ou vencedora do concurso receberá como premiação o Troféu “Prêmio Lieselotte Ornellas Nutricionista Destaque no Brasil” e o Certificado de “Menção Honrosa”. Também receberá uma inscrição cortesia para o CONBRAN 2022, individual e intransferível, além da passagem aérea nacional de ida e volta e hospedagem de uma diária.

Após as indicações, os currículos dos candidatos em conformidade com os critérios do edital serão avaliados por uma comissão composta por profissionais da diretoria da Asbran ou designados pela associação, respeitando sempre possíveis conflitos de interesse. O resultado será informado no dia 25 de julho.

LIESELOTTE ORNELLAS

Nascida em Florianópolis (SC) no dia 23 de setembro de 1917, Lieselotte Hoeschl Ornellas faz parte da primeira geração de nutricionistas do Brasil. Sempre cultivou uma consciência humanista e ética, tendo dedicado boa parte de sua vida à capacitação profissional e valorização dos cursos de Nutrição. Seu espírito desafiador levou-a a expandir seus conhecimentos em cursos no exterior.

Sua participação como profissional e docente, durante 66 anos, contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento da Enfermagem e da Nutrição no país. Como presidente da Asbran em seus primeiros anos, trabalhou intensamente pelo reconhecimento da profissão e da ciência da Nutrição.

VENCEDORAS

Lieselotte Ornellas foi a primeira nutricionista a receber o prêmio que leva seu nome, em um encontro emocionante realizado em 2014, seguida por Albaneide Peixinho (2016), Elenice Costa (2018) e Silvia Cozzolino e Sônia Lucena (ambas em 2020).

Com informações da Asbran.