NOTÍCIAS

Aliança Pela Alimentação lança manifesto em defesa do Guia Alimentar

Aliança Pela Alimentação lança manifesto em defesa do Guia Alimentar

21/09/2020

Documento será entregue ao Ministério da Saúde junto com um abaixo-assinado.

A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, que reúne 60 entidades que defendem o interesse público para o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), lançou o manifesto #EuApoioOGuiaAlimentar, em alusão a defesa do Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado 2014 pelo Ministério da Saúde. O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) é signatário do documento.

No manifesto, a Aliança chama a atenção da valorização da publicação, como também a necessidade de mostrar aos gestores públicos a necessidade de dar mais visibilidade ao documento em um preocupante momento de aumento da fome, apontada na pesquisa POF IBGE, e da vulnerabilidade social, agravadas pela pandemia.

A Aliança criou um abaixo-assinado (para organizações e pessoas físicas), que será anexado ao manifesto, para ser entregue ao Ministério da Saúde, no dia 24 de setembro. A ideia é evidenciar a participação popular neste movimento de valorização do Guia e sua manutenção na estratégia para o enfrentamento da fome e promoção da saúde pela alimentação saudável e adequada.

Clique aqui para acessar o manifesto e o abaixo-assinado da Aliança Pela Alimentação Adequada e Saudável.

Matéria atualizada às 16h18.