NOTÍCIAS

CFN participa da 88ª Reunião do Conselhão

CFN participa da 88ª Reunião do Conselhão

30/08/2022

Encontro ocorreu nesta terça-feira (30), na sede do CFA, em Brasília.
Nesta terça-feira (30) aconteceu a 88ª Reunião do Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas (Conselhão), na sede do Conselho Federal de Administração (CFA), em Brasília (DF). O encontro foi comandado pelo presidente do CFA, Mauro Kreuz.

A nutricionista e diretora do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Manuela Dolinsky representou o órgão no encontro, acompanhada da coordenadora da Unidade Jurídica, Viviane Moura de Souza, do assessor jurídico Flávio Lúcio de Camargo Filho e do coordenador da Unidade Contábil do CFN, Renato Meireles.

Os participantes assistiram uma apresentação sobre as possibilidades existentes para cobrança de dívidas. Na sequência, um debate sobre o enquadramento das autarquias no Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE), realizado pelo assessor da presidência do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Alexandre Borsato.

Também houve espaço para uma discussão sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os cuidados que os conselhos devem ter, como investimento, treinamento e capacitação para o tratamento dos dados. O tema foi abordado pela advogada Ana Sylvia Pinto Coelho.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), André Luiz de Carvalho, também esteve presente. Ele aproveitou a ocasião para reforçar a importância dos conselhos profissionais para a sociedade. “O trabalho dos Conselhos é estratégico para o país. Vocês são entes de regulação da profissão e também precisam atuar como formuladores de políticas públicas”, destacou.

Colaboração

Ao final do encontro, a diretora do CFN, Manuela Dolinsky conversou com o ministro do TCU, André Luiz de Carvalho. Ela destacou que a presença do ministro é uma oportunidade para estreitar os laços entre as instituições e uma forma de trocar experiências sobre gestão. “Essas reuniões servem para nortear a gestão e aprimorar processos internos. O objetivo do CFN é trabalhar diariamente no aperfeiçoamento do atendimento ao público, beneficiando, assim, toda a sociedade brasileira”, declarou.