NOTÍCIAS

13º Abrascão reúne mais de 7 mil participantes em Salvador (BA)

13º Abrascão reúne mais de 7 mil participantes em Salvador (BA)

25/11/2022

Evento foi realizado de 21 a 24 de novembro, com pauta direcionada aos desafios do SUS.

Terminou ontem (24) o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abascão, com o tema Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), reunindo cerca de 7 mil participantes no Centro de Convenções de Salvador (BA), entre pesquisadores, docentes, profissionais de saúde e estudantes. Nos dias 19 e 20 de novembro, a Abrasco realizou um pré-congresso, que contou com a participação de movimentos internacionais de saúde.

Durante o evento, os participantes acompanharam debates sobre a saúde do trabalhador, desafios nos cuidados para populações vulnerabilizadas, desafios do Sistema Único de Saúde (SUS), além de outros temas como saneamento, meio ambiente, sociedade, nutrição, bem-estar, entre outros. Esses debates também podem ser acompanhados no canal da Abrasco, no YouTube, pelo link: https://bit.ly/3gtK36y

Para o nutricionista Élido Bonomo, presidente do CFN, eventos como o Abrascão são fundamentais para aprofundarmos os debates ante a realidade brasileira no âmbito da saúde coletiva em duas diferentes áreas. “Estamos falando de uma área (a saúde coletiva) que é mola-mestra na condução de estratégias e planejamento de ações e políticas públicas de saúde. Para a Nutrição, em especial, é muito importante estarmos inseridos nos debates e, com vistas às prováveis futuras ações de enfrentamento da fome no Brasil”, afirma.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, falou da importância do Abrascão. “Estamos aqui para fazer todo o diálogo com a saúde coletiva e tratar de todas aquelas pautas que o CNS vem trazendo para o povo brasileiro e para o Sistema Único de Saúde (SUS). Também estamos aqui para mobilizar para a 17 Conferência Nacional de Saúde. As etapas municipais já começaram. E nós precisamos fazer cada vez mais fazer desta uma grande conferência para garantir direito, defender o SUS, a vida e a democracia. Amanhã vai ser um outro dia!”, declarou.

No pré-congresso, em 19 e 20 de novembro, foram realizados 10 cursos, mais de 30 oficinas e reuniões temáticas dos grupos, comissões e redes da Abrasco e parceiras.

Com informações e imagem do CNS

#Abrascao2022 #CNS #SUS #saudepublica #ControleSocial #defesadosus #saudecoletiva