NOTÍCIAS

28/12/2023

Material publicado pela Asbran em parceira com o CFN tem validade internacional

Na esteira do lançamento da padronização internacional do processo de cuidado em nutrição (PCN) e da terminologia do processo de cuidado em nutrição por nutricionistas e técnicos em Nutrição e Dietética (TPCN), o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) publicou uma nota orientativa para referência e uso do documento pela categoria em qualquer área de atuação da Nutrição.

O material, produzido pela Associação Brasileira de Nutrição, é um sistema que define caminhos obrigatórios e padronizados, específicos ao trabalho do nutricionista, que auxiliam na resolução ou melhora de problemas relacionados à nutrição. Para cada passo há uma terminologia, ou linguagem profissional, padronizada, que é chamada de TPCN (Terminologia do Processo do Cuidado em Nutrição).

O objetivo da padronização do PCN e da TPCN é fornecer estrutura para o nutricionista individualizar o cuidado. Ou seja, a padronização é feita para o processo, e não para o cuidado, que deve ser individualizado. O objetivo é fornecer cuidados seguros, efetivos e de alta qualidade para os clientes. Nesse caso, cliente, é definido como indivíduo ou população; paciente, familiar, cuidador ou outro.

Clique aqui e acesse a nota orientativa do CFN.