NOTÍCIAS

CONSELHÃO: CFN participa da 87ª reunião do Fórum

CONSELHÃO: CFN participa da 87ª reunião do Fórum

26/07/2022

Evento em Brasília reuniu representantes de 17 entidades.

Na manhã desta terça-feira (26) o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) participou da 87ª reunião do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas, o Conselhão. Na pauta, discussões sobre medidas administrativas a serem aplicadas nos conselhos federais por exigência legal. O CFN foi representado na reunião pela nutricionista Manuela Dolinsky, diretora do órgão, e pelo coordenador da Unidade de Gestão Operacional, Márcio Gama.

Em sua fala, Manuela destacou as medidas que já são aplicadas no CFN em relação a contenção do custeio da estrutura dos conselhos profissionais, afirmando que o caminho é, a cada dia, a gestão aprimorar os mecanismos de controle e transparência. “Estamos muito atentos às orientações do TCU (Tribunal de Contas da União) e vamos continuar investindo para que, cada vez mais, possamos oferecer serviços ainda mais eficientes aos nossos públicos como contrapartida à sociedade. Mas isso é um trabalho contínuo e deve ser bastante estudado por todos os conselhos federais e regionais para que possamos ser assertivos nas ações a serem implementadas”, destacou.

ENCONTRO

Durante a reunião, Manuela Dolinsky abordou o vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef), Carlos Alberto Eilert. Na oportunidade, ela reafirmou o posicionamento do CFN em relação à questão dos suplementos alimentares e que “o Conselho Federal de Nutricionistas não vai abrir mão de uma prerrogativa institucional para cumprir o dever de defender os interesses da população e da categoria”.

DSC0782 e1658871637578 300x181 CONSELHÃO: CFN participa da 87ª reunião do Fórum

“Nós não estamos em uma luta corporativista. A questão não é essa! É uma questão de saúde pública e devemos destacar que não há entendimento dúbio neste caso. Já temos nota da nossa Unidade Técnica que aponta para uma incompatibilidade na prescrição de suplementos tanto por biomédicos como por educadores físicos e isso deve estar claro. Ressaltamos que são profissões muito importantes, mas cada uma voltada à sua especificidade”, disse Manuela.