NOTÍCIAS

Governo e sociedade constroem estratégia de prevenção à obesidade no País

Governo e sociedade constroem estratégia de prevenção à obesidade no País

04/04/2024

Grupo de trabalho, coordenado pela Sesan/MDS, se reuniu com foco no planejamento de ações a serem executadas ao longo dos próximos dez anos

Na última terça-feira (02/04), o Ministério do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome (MDS) deu mais um passo em direção à recomposição da Estratégia Intersetorial de Prevenção à Obesidade entre a população brasileira. Um grupo de trabalho, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan/MDS), organizado no âmbito da CAISAN e formado por representantes de diversos setores do governo, sociedade civil e pesquisadores, se reuniu, em Brasília (DF), para dar continuidade ao diálogo com foco no planejamento de ações a serem executadas ao longo dos próximos dez anos e na definição daquelas que são prioritárias, para que sejam lançadas já no segundo semestre de 2024.

A Estratégia Intersetorial de Prevenção à Obesidade é pautada no Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), previsto pela Constituição Federal, e será implementada no âmbito do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). “A obesidade, assim como a fome, é um problema social que atinge de forma desigual a população mais vulnerabilizada individualmente, socialmente e territorialmente”, argumenta a diretora do Departamento de Promoção da Alimentação Saudável da Sesan/MDS, Patrícia Gentil. Para ela, o desafio de tirar o Brasil de vez do Mapa da Fome envolve garantir o acesso das pessoas a alimentos saudáveis como resultado de um esforço coletivo, dos diversos setores da sociedade.

Com foco na promoção de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, com o acesso à alimentação adequada e saudável, a Sesan/MDS tem liderado iniciativas que apoiam a produção, a distribuição e a comercialização com o consumo de alimentos saudáveis, assim como a promoção de iniciativas de educação alimentar e nutricional e de valorização das culturas alimentares. Entre os compromissos assumidos pela secretaria, no âmbito do Planejamento Plurianual do Governo Federal (PPA 2024-2027), está a renovação da Estratégia Intersetorial de Prevenção da Obesidade, lançada em 2014 e interrompida em 2018.

“O combate à obesidade é um desafio que precisa ser assumido pela nossa sociedade, por meio do envolvimento de todos. A Estratégia é um chamamento da população, dos governos e da sociedade civil para a compreensão e o enfrentamento deste, que é um problema social”, conclui a diretora.

O CFN participa das reuniões e discussões dessas estratégias na promoção da SAN e do DHAA, defendendo a presença do nutricionista nas políticas públicas da área.

Com informações do MDS: https://encurtador.com.br/efiqP