NOTÍCIAS

CFN sedia a 21ª Reunião da CIVS

CFN sedia a 21ª Reunião da CIVS

11/03/2024

Pauta foi o combate à dengue, políticas de imunização e saúde única.

A Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde (CIVS) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou nesta segunda-feira (11) a 21ª Reunião Ordinária do colegiado. O encontro aconteceu na sede do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), em Brasília. O conselheiro Amilton Feitosa representou o CFN na reunião.

Na pauta, assuntos de interesse público, como a apresentação da campanha “Conselhos contra a dengue”, pela conscientização de ações para combater o mosquito aedes aegypti. Os participantes discutiram sobre a prevenção, diagnóstico e cuidados com a dengue e também sobre a política de imunização da doença.

A comissão também realizou a avaliação e aprovação da minuta de recomendação à ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre o tema da Saúde Única e suas conexões entre a saúde humana, animal e ambiental.

CIVS/CNS
A CIVS é responsável por assessorar conselheiros e conselheiras sobre os temas relacionados à Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), que teve suas diretrizes estabelecidas em 2018, após a realização da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde.

A Vigilância em Saúde é um braço importante do SUS. Com as ações da área, é possível obter informações e intervir para reduzir riscos de doenças e promover a qualidade de vida.

As ações são divididas em Sanitária, Epidemiológica, Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. É papel da comissão monitorar e aprimorar o trabalho do poder público diante dessas áreas.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde. Criado em 1937, sua missão é fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público, por isso é chamado de controle social na saúde. As atribuições atuais do CNS estão regulamentadas pela Lei n° 8.142/1990.

O CNS tem por finalidade atuar na formulação e no controle da execução da Política Nacional de Saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção do processo de controle social em toda a sua amplitude, no âmbito dos setores público e privado.

Além do Ministério da Saúde, fazem parte do CNS movimentos sociais, instituições governamentais e não-governamentais, entidades de profissionais de saúde, comunidade científica, entidades de prestadores de serviço e entidades empresariais da área da saúde.