NOTÍCIAS

Associações de profissionais de saúde pedem o fim de patrocínio de empresas de fórmulas lácteas

Associações de profissionais de saúde pedem o fim de patrocínio de empresas de fórmulas lácteas

18/03/2024

A revista The Lancet divulgou na última edição (março/2024) uma convocação dos representantes das Associações de Profissionais de Saúde (APS) para que as relações de patrocínio com empresas que comercializam substitutos do leite materno sejam interrompidas. Vale destacar que a The Lancet é uma das publicações científicas mais influentes do mundo.

O texto enfatiza que a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1981, tem solicitado restrições ao marketing desses produtos. Em 2016, a Assembleia Mundial da Saúde convocou os estados-membros para acabar com a promoção comercial inadequada de alimentos para lactentes e crianças pequenas, incluindo os substitutos do leite materno.

Os representantes das APS salientam ainda que “o patrocínio de eventos educativos é uma atividade de marketing que gera conflitos de interesses entre os profissionais de saúde” e que o Guia da OMS sobre Fim da Promoção Inadequada de Alimentos para Lactentes e Crianças Pequenas adverte aos profissionais de saúde e às APS para estarem conscientes de a credibilidade será prejudicada caso aceitem financiamento dessas empresas.

No texto, os representantes das APS ressaltam que o papel da Associação é proteger, promover e apoiar a alimentação ideal de lactentes e crianças pequenas, mas os fabricantes e distribuidores de substitutos do leite materno, por outro lado, têm o dever fiduciário de aumentar os seus lucros com o aumento das vendas e, portanto, do aumento da utilização de substitutos do leite materno.

Por fim os representantes fazem uma convocação para que todas as APS se comprometam a acabar com os patrocínios por parte de empresas que comercializam substitutos do leite materno até o final de 2024.

ENAM 2024
De 14 a 18 de abril, acontece o XVI Encontro Nacional de Aleitamento Materno (XVI ENAM), VI Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (VI ENACS) e o I Encuentro Latino Americano y Caribeño de Lactancia Materna (I ELACLAM). O evento será em João Pessoa, na Paraíba e reunirá convidados importantes e que são referências nas suas áreas de atuação, brasileiras, estrangeiras e em especial latino-americanas e da região do Caribe. O evento é promovido pela Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (em inglês: International Baby Food Action Network – IBFAN).

Com o tema: Amamentação e Alimentação Complementar Saudável: Entrelaçando Culturas e Raízes, a programação conta com o tradicional evento das Mil Mães Amamentando, cursos pré-encontro, programação cientifica e exposição de experiências exitosas, entre outras ações.

No evento serão tratados temas importantes, atuais e inovadores sobre manejo clínico da lactação, apoio à amamentação, bancos de leite humano, amamentação diversa e inclusiva, segurança alimentar e sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, problema do marketing e dos alimentos ultraprocessados, a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactantes e Crianças de Primeira Infância, Mamadeiras, Bicos e Chupetas (NBCAL), Políticas Públicas em Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável e muito mais.

O Conselho Federal de Nutricionista (CFN) estará presente no evento com um estande onde o público terá a oportunidade de conhecer mais sobre a atuação do nutricionista no âmbito do aleitamento materno e alimentação saudável na infância.

Para obter mais informações sobre o evento, a programação completa e informações de inscrição, visite o site oficial: Programação preliminar