NOTÍCIAS

20/12/2023

O que é o Processo de Cuidado em Nutrição?

O Processo de Cuidado em Nutrição (PCN) representa um método estabelecido pela Academy of Nutrition and Dietetics para orientar a prática dos nutricionistas no cuidado e atenção nutricional. No Brasil, o projeto é liderado pelo Consórcio de Pesquisa e Implementação da Terminologia do Processo de Cuidado em Nutrição no Brasil junto à Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e ao Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). O processo consiste em quatro etapas obrigatórias: avaliação e reavaliação; diagnóstico; intervenção e monitoramento; e aferição em nutrição.

Seu propósito principal é direcionar os nutricionistas para fornecer cuidados em nutrição, beneficiando tanto os profissionais quanto os pacientes no Brasil. Sua implementação garante a qualidade dos serviços em nutrição e saúde, bem como aprimora a documentação em prontuários, aumenta a visibilidade do nutricionista na equipe de saúde e auxilia na gestão dos serviços em nutrição.

Ademais, a Terminologia do Processo de Cuidado em Nutrição (TPCN) configura-se como uma descrição detalhada do Processo de Cuidado em Nutrição, segmentada em cada passo do PCN, sendo relevante para a comunicação com outros profissionais, até mesmo em âmbito internacional. Além disso, otimiza o planejamento das intervenções em nutrição, garante a qualidade do atendimento, facilita o estabelecimento de metas mensuráveis, contribui para a compreensão dos resultados das intervenções em nutrição e auxilia na identificação das contribuições específicas dos nutricionistas para o cuidado da saúde.

Esse processo atende a diversas áreas de atuação dos nutricionistas, descritas na Resolução 600/2018, incluindo nutricionistas de todas as especialidades, estudantes de nutrição, educadores e pesquisadores em nutrição. A intenção é que essa abordagem seja adaptável às particularidades de cada área, fornecendo diretrizes para um planejamento eficiente e a prestação de cuidados seguros, eficazes e de qualidade.

Nesse sentido, o CFN está disponibilizando em pdf a terminologia do PCN para que todos os nutricionistas possam ter acesso.

Processo do Cuidado em Nutrição: Brasil precisa avançar. ASBRAN, 2022. Disponível em: https://www.asbran.org.br/noticias/processo-do-cuidado-em-nutricao-brasil-precisa-avancar.

Academy of Nutrition and Dietetics: Nutrition Care Process (PCN). Disponível em: https://www.ncpro.org/br/nutrition-care-process. Acesso em: 05 de setembro de 2023.