NOTÍCIAS

ONU apresentará relatório anual da segurança alimentar no planeta

ONU apresentará relatório anual da segurança alimentar no planeta

10/07/2021

Dados obtidos pela FAO serão expostos na segunda-feira (12), em evento pela internet.

Acontece na próxima segunda-feira (12), às 11h, a apresentação da edição de 2021 do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo (SOFI 2021)”, realizado anualmente pela FAO/ONU. 

A cerimônia será presidida por Munir Akram, presidente do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, com as participações de QU Dongyu, diretor Geral da FAO; Gilbert F. Houngbo, presidente do FIDA; Henrietta H. Fore, diretora Executiva do UNICEF; David Beasley, diretor Executivo do WFP; Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor Geral da OMS, e Máximo Torero Cullen, economista-chefe da FAO.

A edição de 2021 do relatório oferece a primeira avaliação global da insegurança alimentar desde o início da pandemia global e fornece as informações mais atualizadas sobre a segurança alimentar e nutricional. (Clique aqui e faça a sua inscrição no evento)

De acordo com a FAO, bilhões de pessoas não podem pagar nem mesmo a dieta saudável mais barata. O número de pessoas subalimentadas está aumentando, o progresso em relação ao atraso do crescimento infantil diminuiu e o sobrepeso e a obesidade em adultos aumentaram tanto nos países ricos quanto nos países pobres.

O relatório deste ano, produzido em conjunto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Programa Mundial de Alimentos (WFP), trará os seguintes dados:

  • A primeira avaliação global abrangente da fome e da insegurança alimentar desde o surgimento da covid-19.
  • As últimas estatísticas sobre a nutrição de crianças e adultos. Estimativas de indicadores de nutrição e previsões do número de pessoas subalimentadas até 2030.
  • Recomendações de políticas para transformar os sistemas agroalimentares com propostas para vencer a disputa contra a fome.

Em uma apresentação especial, a Sra. Agnes Kalibata, enviada especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Cúpula de Sistemas Alimentares de 2021, compartilhará sua visão para a Cúpula.

SOBRE O RELATÓRIO DO MAPA DA FOME MUNDIAL

  • O indicador usado pela FAO para monitoramento da fome é o mesmo desde 1996
  • The Prevalence of Undernourishment – PoU (Prevalência de Subalimentação, em Português) foi utilizado para monitoramento da fome no contexto dos ODM e agora é usado para monitoramento da fome no contexto dos ODS (Indicador 2.1.1).
  • Não houve mudanças importantes na metodologia da PoU desde 1996. 

A FAO mudou, apenas:

  • os dados usados para estimar um dos parámetros da PoU 
  • o limiar para publicação das estimativas. Até 2015, o limiar era 5%.  Desde 2017, a FAO publica estimativas para a PoU acima de 2.5%.
  • a abordagem de comunicação. Desde o início da Agenda ODS 2030, a FAO não publica mais o Mapa da Fome. Publica as novas estimativas da fome (baseadas na PoU) anualmente no relatório SOFI em nível global, regional, subregional e nacional.
  • A PoU é um medida de acesso adequado aos alimentos na população (especificamente, acesso à energia alimentar suficiente). Não se trata de um estimativa de consumo alimentar de indivíduos ou domicílios.

Com informações da FAO Brasil.