NOTÍCIAS

Sistema CFN/CRN reunido para debater ações pela valorização profissional e defesa da sociedade

Sistema CFN/CRN reunido para debater ações pela valorização profissional e defesa da sociedade

11/04/2022

Encontros reuniram conselheiros federais, colaboradores, presidentes e conselheiros regionais.

A sede do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), em Brasília (DF), recebeu na quinta e sexta-feira (7 e 8) dois eventos importantes: a reunião do Fórum de Presidentes dos Conselhos Regionais de Nutricionistas e a 128ª Reunião Conjunta do Sistema CFN/CRN.

Conselheiros federais, colaboradores, presidentes e vice-presidentes dos conselhos regionais debateram temas de grande relevância para a categoria e para a sociedade, como propostas de incidências nos parlamentos municipais, estaduais e federais sobre leis e projetos de leis de interesse da categoria, avanços tecnológicos no Sistema CFN/CRN, melhoria na prestação de serviços à comunidade, entre outros assuntos.

Para o nutricionista Élido Bonomo, presidente do CFN, os encontros foram produtivos para o avanço em discussões e propostas que, em breve, terão efeitos práticos para a atuação do nutricionista e do técnico em Nutrição e Dietética. “Não temos dúvidas de que foram excelentes encontros. Avançamos muito nas discussões e propostas de interesse da categoria, para a modernização do trabalho do Sistema e do nosso papel institucional perante as demandas da sociedade. Queremos um Sistema cada vez mais forte e moderno, espelhando a grandeza de nossa profissão. E isso passa pela nossa participação em dois importantes eventos este ano: o Conasems e o Conbran. Essa pauta foi discutida e a expectativa é de fazermos participações marcantes nesses dois espaços”, declarou.

O nutricionista Luiz Carlos Gomes Júnior, presidente do CRN-9 (MG) e coordenador do Fórum dos Conselhos Regionais, avaliou de forma positiva a realização dos dois encontros. “As reuniões presenciais do Fórum dos Presidentes e a Conjunta do CFN/CRN foram muito importantes. Os eventos abordaram assuntos de grande relevância para a categoria, como a carteira digital, anuidade, eleições e projetos de lei em tramitação no parlamento. Destacamos que o Sistema CFN/CRN precisa, cada vez mais, alinhar estratégias para a profissão, garantindo melhores efeitos para a sociedade. Neste caso, incluídos os profissionais além dos atuais estudantes e futuros profissionais. É mais um esforço do Sistema na busca pelo fortalecimento da profissão e da Nutrição no país”, destacou.

EVENTOS

A Conjunta também serviu para discutir o planejamento e organização de dois grandes eventos previstos para 2022: o XXXVI Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que será realizado de 12 a 15 de julho em Campo Grande (MS) e o XXVII Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN 2022), sediado em Maceió (AL), de 4 a 7 de outubro.

Para o Conasems, o Sistema CFN/CRN planeja uma densa programação de atividades em um estande para receber os secretários municipais de saúde de todo o Brasil. O objetivo é informar os gestores sobre a importância das políticas públicas de saúde e nutrição para os municípios, como também o papel essencial dos nutricionistas nas ações de promoção da saúde, soberania e segurança alimentar e nutricional (SSAN).

Já no CONBRAN, organizado pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), o Sistema CFN/CRN planeja um estande para realizar atividades sobre diversos temas. O evento é considerado como maior da área de Nutrição na América Latina, com expectativa de atrair mais de 4 mil participantes, entre nutricionistas, estudantes de Nutrição e pesquisadores.

Clique aqui e veja as imagens.