NOTÍCIAS

Sistema CFN/CRN realiza a VIII Jornada de Atualização Técnica de Fiscais

Sistema CFN/CRN realiza a VIII Jornada de Atualização Técnica de Fiscais

24/11/2020

Evento ocorre nos dias 24 e 26 de novembro, por videoconferência.

Começou hoje (24) a VIII Jornada de Atualização Fiscal do Sistema CFN/CRN. Devido a pandemia de Covid-19 e respeitando os protocolos de distanciamento social, o encontro este ano será todo realizado por videoconferência. O evento, de dois dias, será finalizado na próxima quinta (26), com atividades complementares. A atividade reúne nutricionistas fiscais de todo o Brasil, coordenadores dos setores de fiscalização dos 10 conselhos regionais, assessorias técnicas e conselheiros para debater ações relacionadas ao trabalho de fiscalização do exercício profissional.

O evento contou com uma mesa de abertura virtual, composta pelas nutricionistas Elisabeth Chiari (diretora e coordenadora da Comissão de Fiscalização do Conselho Federal de Nutricionistas-CFN); Jeanini Borba Zamboni, coordenadora da Comissão de Fiscalização do CRN-10, representando os coordenadores das comissões de fiscalização dos CRN; Marcela de Oliveira Mendonça Gonçalves, gerente de fiscalização do CRN-1, representando os coordenadores do Setor de Fiscalização e Zélia Maria Alfares, nutricionista fiscal do CRN-3, representando os fiscais do Sistema CFN/CRN.

Na abertura do encontro, foi exibido um vídeo com uma mensagem da nutricionista Rita Ferreira Frumento, presidente do CFN. “Mesmo com todas dificuldades chegamos até aqui. Quero agradecer todos fiscais, coordenadores e o pessoal que trabalha nas unidades técnicas, pelo empenho, compromisso e amor pela entrega realizada para sociedade. Esse ano foi diferente para todos nós e mostrou como somos frágeis. Os desafios colocados para 2021 serão ainda maiores, com a pandemia e a crise econômica. Como nutricionistas, vamos enfrentar tudo isso com determinação e unidade de classe. Os fiscais são a bandeira do nosso exercício profissional e o sentido de existência do Sistema CFN/CRN. Desejo um excelente evento e que em breve estejamos todos novamente juntos”.

A diretora Elisabeth Chiari destacou que para a realização da jornada, um grande trabalho em equipe foi realizado. “Agradeço pelo empenho das conselheiras que fazem parte da Comissão de Fiscalização e dos colaboradores do CFN. É um trabalho voltado para aprimorar a atuação de todos, para que as ações ocorram da melhor forma possível. Buscamos sempre fazer o melhor para o Sistema CFN/CRN e para os colegas nutricionistas. Desejo um bom evento para todos”.

PROGRAMAÇÃO

Em continuidade ao evento, os participantes assistiram a palestra de Gustavo Rizzo Ricardo, procurador do Ministério Público do Trabalho, que abordou o acordo de cooperação técnica celebrado entre o órgão e o CFN, para fiscalização dos estágios em Nutrição. Na segunda palestra do dia, o consultor da Conexão Ágil, Carlos Silva Júnior aborda as estratégias para efetividade. 

Encerrando os trabalhos, foi realizada a oficina sobre teleconsulta, com as nutricionistas Priscila Moreira (conselheira do CRN-3); Elisa Alves Dias e Álvares (coordenadora do Setor de Fiscalização do CRN-9); Elisabeth Chiari (diretora-secretária e coordenadora da Comissão de Fiscalização do CFN) e Silvia Cozzolino (coordenadora da Comissão de Ética do CFN).

 

Texto: Rodrigo Rueda