NOTÍCIAS

Prêmio Lieselotte Ornellas: inscrições vão até 30 de abril

Prêmio Lieselotte Ornellas: inscrições vão até 30 de abril

23/01/2020

O prêmio é um reconhecimento à contribuição científica e ao trabalho em prol da categoria

A Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) lançou nesta terça-feira (21) mais uma edição do Prêmio Lieselotte Ornellas – Nutricionista Destaque no Brasil. O prêmio é um reconhecimento à contribuição científica e ao trabalho em prol da categoria. As inscrições vão até o dia 30 de abril, no site da associação. Clique aqui e confira o edital.

O nutricionista precisa ser indicado por uma organização social, entidade de classe ou instituição com personalidade jurídica, como universidades, sindicatos e conselhos. Cada uma delas só pode designar um profissional. Nutricionistas formados no exterior ou estrangeiros também podem concorrer, desde que possuam registro no CRN.

CRONOGRAMA

Após as indicações, os currículos dos participantes seguirão para análise de uma comissão composta pela diretoria da Asbran ou convidados, respeitando possíveis conflitos de interesse. O resultado da edição deste ano deve ser divulgado no dia 8 de junho. A cerimônia de premiação será realizada durante o XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran 2020), de 12 a 15 de agosto, em Belém (PA). O vencedor receberá troféu e certificado de menção honrosa, bem como cortesia para participar do congresso.

HISTÓRIA

Lieselotte Hoeschl Ornellas, nascida em Florianópolis (SC) em 23 de setembro de 1917, é remanescente da primeira geração de nutricionistas no Brasil. Sempre cultivou uma consciência humanista e ética, tendo dedicado boa parte de sua vida à capacitação profissional e valorização dos cursos de Nutrição no país.

Expandiu seus conhecimentos em cursos no exterior. A partir do contato com diversas culturas, acumulou experiências que enriqueceram o conteúdo de diversos livros que publicou e que até hoje são referência em cursos de Nutrição do Brasil.

Sua participação como profissional e docente, durante 66 anos, contribuiu de forma singular para o desenvolvimento da Enfermagem e da Nutrição no país. Como presidente da Asbran, trabalhou intensamente pelo reconhecimento da profissão e da ciência. Ela faleceu em 14 de fevereiro de 2017, no Rio de Janeiro.