NOTÍCIAS

Pesquisa revela que parte da população adota medidas inadequadas de higienização dos alimentos

Pesquisa revela que parte da população adota medidas inadequadas de higienização dos alimentos

27/10/2020

Como resultado do estudo, uma cartilha foi lançada para orientar a população

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a população é alertada diariamente sobre medidas de combate à doença, como a higienização correta das mãos e dos alimentos. Mesmo assim, parte da população ainda adota práticas inadequadas de higiene. É o que revela o resultado da pesquisa “Avaliação da eficácia e melhoria da comunicação de risco na prevenção da Covid-19: papel dos alimentos e da proteção individual”, realizada pelo Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center-FoRC), vinculado à Universidade de São Paulo (USP), realizada em julho deste ano, com 3 mil participantes de todo o Brasil. Mulheres, casadas e com alto nível de escolaridade foram a maioria das respondentes do questionário. Para acessar o resultado completo da pesquisa, clique aqui.

O estudo, realizado por meio de um questionário online, aponta que 52,3% dos entrevistados higieniza incorretamente as frutas. Menos da metade (45,2%) utiliza solução de água com hipoclorito de sódio. A nutricionista Rita Ferreira Frumento, presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), alerta que a pandemia ainda não passou. “Vemos todos os dias nos noticiários, imagens das pessoas se aglomerando, sem máscaras. Precisamos lembrar que a pandemia não acabou e, por isso, devemos manter as medidas de higienização das mãos, sem esquecer dos alimentos”.

Logo no início da pandemia, o CFN publicou uma nota oficial com orientações à população e para os nutricionistas. Além disso, o conselho federal também lançou um repositório na internet com informações técnicas sobre o novo coronavírus. Acesse www.cfn.org.br/coronavirus para obter informações relacionadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), manuais, protocolos e resoluções publicadas pelo CFN, como medida preventiva ao coronavírus.

Cartilha

Como a pesquisa não atingiu segmentos mais vulneráveis da população, os pesquisadores elaboraram uma cartilha com orientações de prevenção da doença. O material intitulado “Comunicação e prevenção da Covid-19: Papel dos alimentos e proteção individual” apresenta recomendações de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde e pela literatura científica. São informações sobre formas de contaminação, proteção individual e higiene pessoal, lavagem das mãos, uso de máscaras, delivery, Covid-19 e alimentos, entre outros assuntos. Para acessar o conteúdo da cartilha, clique aqui.

 

Com informações do Centro de Pesquisa em Alimentos da USP.