
Oficina reforça a atuação de atores estratégicos
29/06/2015
O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) participa, nesta segunda (29) e terça-feira (30), da Oficina Nacional com Atores Estratégicos, promovida pela parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). O projeto apoia o trabalho de profissionais e gestores em agendas intersetoriais. O evento ocorre no Auditório 1º Subsolo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília, das 8 às 18 horas.
A proposta é orientar nutricionistas inscritos no Sistema CFN/CRN, profissionais e gestores que atuam nas redes de assistência social, saúde, agricultura e educação dos estados e municípios, principalmente em ações relacionadas à Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e à realização de compras institucionais. A oficina também pretende avaliar o conteúdo de materiais didáticos (folders e manuais) que serão enviados a esse público, bem como debater a estratégia de sensibilização presencial de 1.400 participantes em seminários regionais previstos para o segundo semestre deste ano.
SAN – Estiveram presentes na mesa de abertura do evento o presidente do CFN, Élido Bonomo, a coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae/FNDE), Manuelita Brito, a representante da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini, e a diretora da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Patrícia Gentil. Eles falaram sobre os avanços e desafios do sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) para a promoção da alimentação adequada e saudável.
Durante os dois dias de oficina, cerca de 40 atores estratégicos, entre eles profissionais, acadêmicos e gestores municipais, estaduais e federais, vão discutir temas relativos ao Marco de Referência de EAN; ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o desenvolvimento local e a agricultura familiar; às experiências regionais em Educação Alimentar e Nutricional; e ao potencial mobilizador em prol do desenvolvimento de ações de EAN e à realização de compras institucionais.