NOTÍCIAS

Nutricionistas avançam no debate sobre Diretrizes Curriculares Nacionais de Nutrição

Nutricionistas avançam no debate sobre Diretrizes Curriculares Nacionais de Nutrição

23/10/2020

Comissão Especial e Transitória de Revisão das DCN realiza primeira reunião ampliada

Na última quinta-feira (22), a Comissão Especial e Transitória de Construção de Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais de Nutrição (CET-DCN) realizou sua primeira reunião ampliada para debater as Diretrizes Curriculares Nacionais de Nutrição (DCN). O trabalho da comissão está dividido em várias etapas, com a previsão de reuniões ampliadas por videoconferência ao término de cada fase.

O encontro contou com a participação de todos os Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRNs) e de representantes da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS), Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), Associação Brasileira de Educação em Nutrição (Abenut), Executiva Nacional de Estudantes de Nutrição (ENEN), Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Os trabalhos são conduzidos pela nutricionista e conselheira do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Vanille Pessoa. Ela ressalta que as DCN são de 2001 e que precisam de atualização. “É um esforço necessário para nortear a formação profissional dos futuros nutricionistas. É um trabalho longo, criterioso e que exige o máximo de composição de propostas para a finalização de um documento robusto para a formação profissional”, explica Vanille.

Uma série de reuniões serão realizadas até março de 2021 para debater o produto da CET-DCN e propor a revisão das DCNs. A comissão espera apresentar uma versão preliminar das DCNs durante o XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN). O evento, que seria realizado em agosto deste ano, foi adiado para janeiro de 2021 devido a pandemia do novo coronavírus,.

Integrantes da comissão

Criada em agosto deste ano, a comissão também é composta pelas nutricionistas Magda Cammerer, colaboradora do CFN; Manuela Dolinsky, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região (CRN-4); Alda Livera, representação docente, pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) e Érica Dias Laranjeira, representação discente pela Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição (ENEN). O nutricionista e coordenador da Unidade Técnica do CFN, Juarez Calil Alexandre acompanha o trabalho desenvolvido pela comissão.

Após a realização de todas as etapas previstas no plano de trabalho da comissão, a proposta de DCN será submetida ao Conselho Nacional de Educação (CNE) para que seja avaliada e, posteriormente, publicada pelo Ministério da Educação (MEC).

Texto: Rodrigo Rueda