NOTÍCIAS

Fiocruz lança nova cartilha com orientações para as festas de fim de ano

Fiocruz lança nova cartilha com orientações para as festas de fim de ano

23/12/2021

Especialistas reforçam a necessidade do avanço da vacinação, mantendo medidas de proteção.

O Brasil avança na vacinação contra a Covid-19 e os resultados são vistos na queda dos indicadores da pandemia. Apesar dessas conquistas, é importante ressaltar que a pandemia não acabou. Com o surgimento da variante Ômicron, o momento é de alerta, principalmente neste período, com a realização de diversas festividades de fim de ano.

Por isso, o Observatório Covid-19 Fiocruz lança uma nova cartilha, com recomendações sobre as formas mais seguras de passar o Natal e o Ano Novo, buscando diminuir os riscos de transmissão da Covid-19. Nesta segunda edição, o material traz como mensagem principal a vacinação como a forma mais importante de proteção.

Algumas das recomendações presentes na cartilha do ano passado continuam valendo, especialmente para aquelas pessoas que não sabem se todos estarão vacinados, se são do grupo de risco ou mais vulneráveis, como os idosos, ou crianças, que ainda não puderam se vacinar. A cartilha é focada em orientações para eventos familiares e pequenos encontros entre amigos, já que as aglomerações ainda devem ser evitadas.

De acordo com a última edição do Boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz, a proximidade das festas de fim de ano e das férias escolares impõem especial atenção sobre o monitoramento da intensidade com que as pessoas retornam a circular pelas ruas. O aquecimento do turismo também já dá sinais de sua influência no aumento de circulação de pessoas nas ruas.

Para acessar a cartilha “Covid-19: Estar vacinado é o melhor presente neste fim de ano”, clique aqui.


Com informações Fiocruz.