NOTÍCIAS

Evento reuniu especialistas para discutir prevenção e cuidados com o diabetes

Evento reuniu especialistas para discutir prevenção e cuidados com o diabetes

25/11/2020

’24h Pelo Diabetes’,  promovido pelo CBO, contou com a participação da nutricionista Liliana Bricarello, conselheira do CFN. 

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) participou “24 horas pelo diabetes”, promovido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O órgão foi representado pela nutricionista Liliana Bricarello, colaboradora do órgão. As atividades foram realizadas na plataforma do evento (www.24horaspelodiabetes.com.br), no último sábado (21), e continuam disponíveis. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 11 pessoas no mundo convive com a doença. No Brasil, no intervalo de 10 anos, houve um aumento de 60% no diagnóstico. O estudo “Global Burden of Disease”, que mede a incidência de diversas doenças em termos de mortalidade e morbilidade, revela que o diabetes e as doenças renais no Brasil em 2019 supõem 1.731,12 DALYS (anos de vidas saudáveis perdidos por causa de uma determinada doença) por cada 100 mil habitantes. 

O evento teve o de objetivo chamar a atenção para esta grave situação, que requer medidas de conscientização e prevenção que devem ser adotadas em caráter de urgência. Foram promovidas ações online de mobilização multidisciplinar, com a participação de especialistas, entidades de saúde e profissionais de diversas áreas. 

A nutricionista Liliana Bricarello ministrou a palestra “Nutrição e sua relação com o diabetes”. Ela destaca que o aumento da prevalência do diabetes está associado a diversos fatores, como a rápida urbanização, transição nutricional, estilo de vida sedentário, maior frequência de excesso de peso, crescimento e envelhecimento populacional. 

“O diabetes está relacionado em alguns casos, com a obesidade, que é um grave problema de saúde pública no Brasil. Ocorre principalmente pela redução do consumo de alimentos básicos, como arroz, feijão, frutas, verduras, legumes e carnes e associado ao maior consumo de ultraprocessados. Esse padrão alimentar dos brasileiros vem sendo identificado em diversos inquéritos e pesquisas e em diferentes faixas etárias”, disse.

Liliana reforça que o alto consumo de ultraprocessados não faz bem para ninguém, sendo mais prejudicial para as pessoas com diabetes. “A maioria desses produtos são cheios de gordura, sal e açúcar. O indivíduo com diabetes deve procurar além do médico, um nutricionista para que esse profissional passe as orientações nutricionais fundamentais para controle da doença”.

Imagem: Pixabay