NOTÍCIAS

Encontro de Comunicação do Sistema CFN/CRN reúne conselheiros e assessores em Brasília

Encontro de Comunicação do Sistema CFN/CRN reúne conselheiros e assessores em Brasília

13/12/2019

Na pauta, as ações de comunicação para 2020

De 4 a 6 de dezembro o Sistema CFN/CRN realizou, na sede do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), em Brasília (DF), o Encontro Nacional de Comunicação 2019. O evento contou com a participação de assessores e conselheiros-coordenadores de comunicação de todos os 10 regionais em palestras e oficinas específicas da área. Os trabalhos começaram com a palestra do jornalista Luiz Martins da Silva, que é doutor em comunicação e professor da Universidade de Brasília (UNB). Ele falou sobre Horizontes Éticos na Comunicação em Saúde, promovendo um debate entre nutricionistas e comunicólogos sobre questões ligadas ao comportamento do público nas redes sociais digitais.

Na sequência foi instituída a mesa sobre a conjuntura nacional e o cenário da Nutrição e do Sistema CFN/CRN, com a explanação da nutricionista Rita de Cássia Ferreira Frumento, presidente do CFN, do assessor parlamentar Geraldo Bentes e da nutricionista Luiza Torquato, analista técnica do CFN. Na apresentação, eles discutiram questões técnicas (gordura trans, rotulagem nutricional e Guia Alimentar para menores de 2 anos), políticas (PEC 108 e PLS 5695) e institucionais do Sistema (fiscalização, plataformas de comunicação e imagem institucional do Conselho), apontando para ações a serem realizadas em 2020.

Para a presidente do CFN, o trabalho dos assessores de comunicação do Sistema CFN/CRN é fundamental para o órgão. “A comunicação, como em todo órgão público, é importantíssima para aproximar os nutricionistas ao Conselho. Nossa meta é encurtar ainda mais essa distância, oferecendo mais informação ao nosso público-alvo de maneira que os nutricionistas possam conferir o trabalho realizado pelo Sistema diariamente. Desde as nossas rotinas, com reuniões e ações específicas, como também os eventos e campanhas”, destacou Rita.

A nutricionista Lorena Chaves, conselheira do CFN e coordenadora da Comissão de Comunicação do órgão, avaliou o evento como positivo. “Penso que é muito importante promover esses encontros da comunicação, pois nos fortalece enquanto sistema e nos traz unidade. É mais uma oportunidade para ‘afinar’ nossas ações, sempre com foco em uma comunicação que atenda as demandas da categoria e da sociedade”.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

No evento, os assessores de comunicação debateram sugestões de temas para as campanhas que serão realizadas em 2020, fluxos de trabalho e procedimentos do setor. Ainda foram apresentadas experiências dos conselhos regionais nas ações de comunicação e a realização de reunião técnica para alinhamento de ações e rotinas integradas da comunicação do Sistema CFN/CRN. Para encerrar o evento, o último dia foi dedicado para realização de oficinas sobre redes sociais, narrativas e audiovisual.

Clique aqui e confira as fotos do Encontro Nacional de Comunicação 2019.

Foto: UIC/CFN