NOTÍCIAS

Em 47 dias, CFN participa de 21 eventos virtuais, com cerca de 18 mil espectadores

Em 47 dias, CFN participa de 21 eventos virtuais, com cerca de 18 mil espectadores

22/09/2020

Mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus, a agenda do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) nos meses de agosto e setembro foi repleta de atividades. No total, o órgão participou de 20 eventos num intervalo de 47 dias. As atividades foram em comemoração pelo Dia do Nutricionista e, também, sobre temas específicos, como a resolução 663, formação profissional, atendimento remoto e nutrição e diversidade. Vale ressaltar que todas foram realizadas online. 

Além das cinco lives do CFN na #SemanaDoNutricionista, de 31 de agosto a 4 de setembro, junto com os 10 regionais, o órgão também promoveu dois outros debates importantes. No dia 24 de agosto a live _Nutrição e Cidadania: acolhimento e respeito_ discutiu a gordofobia, o racismo e a homofobia na Nutrição. Participaram os nutricionistas Lewestter Melchior (Brasília-DF), Lucineide Leal (Salvador-BA) e Rute Costa (Macaé-RJ), como convidados, e as também nutricionistas Rita Frumento e Vanille Pessoa, presidente e conselheira do CFN, respectivamente.

Já no dia 16 de setembro o tema foi a Resolução 663, que regulamentou a atuação do nutricionista nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais. Participaram as nutricionistas Rita Ferreira Frumento, como mediadora; Sandra Justino, do CHC-UFPR; Simone Sotero, do HRAN (DF); Ioná Irber, do Hospital Materno Infantil (DF); Ivanise Guimarães e Guilherme Duprat, do Hospital de Base (DF). Essa foi a live mais longa da série, com 2h20 de debate e mais de 8 mil impressões no canal do CFN, no YouTube.

REGIONAIS

O CFN também esteve presente em eventos dos conselhos regionais de nutricionistas das 1ª, 3ª, 4ª e 5ª regiões. Os temas foram variados. Na live do CRN-1, Rita Frumento e Albaneide Peixinho (conselheira do CFN) deram depoimentos parabenizando o regional, colaboradores e conselheiros pelos 40 anos da instituição. 

Em quatro lives do CRN-3, o CFN foi representado pelas conselheiras Silvia Cozzolino (dias 4 e 11/09) e Lorena Chaves (14/09) para discutir o Código de Ética e Conduta do nutricionista juntamente com professores de IES dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. No dia 5 de agosto, a nutricionista Dulce Ribas, conselheira do CFN, participou da videoconferência sobre “Atuação do Nutricionista no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (NASF-AP)”, com 170 participantes.

Na mês de agosto o CRN-4 promoveu eventos online para discutir a atuação profissional nos Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASF) no Estado do Rio de Janeiro, com a presença da nutricionista Myriam Coelho, conselheira do CFN. O órgão também esteve nas lives de celebração pelo Dia do Nutricionista promovidas pelo regional. O CFN foi representado por Rita Frumento, na abertura dos eventos dos dias 29 e 31 de agosto, e Vanille Pessoa, no dia 29, na palestra Como Construir o Nutricionista para o Novo Normal

O CRN-5 também fez várias lives com participações do CFN. Rita Frumento e Fábio Rodrigo Santana, presidente e conselheiro do CFN, respectivamente, palestraram sobre as Ações do Conselho Federal em Tempos de Covid-19, no dia 5 de agosto. No dia 18, a nutricionista Liliana Bricarello, colaboradora do CFN, participou de uma live sobre atendimento remoto e marketing nas redes sociais. No dia 31 de agosto, Rita Frumento esteve na abertura e ministrou uma palestra sobre A atuação do nutricionista e a gestão das entidades de classe: um olhar sobre a conjuntura socioeconômica e política do país, no evento Bem Viver Nutrição, que celebrou o dia do nutricionista. Neste mesmo evento, no dia 3 de setembro, Fábio Rodrigo falou sobre os 40 anos do CRN-5, e Vanille Pessoa participou da live Humanização e Clínica: sensibilidade e alegria nos espaços terapêuticos.

MAIS EVENTOS

A presidente do CFN também fez uma live no dia 2 de setembro para a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (Enufba) e debateu com profissionais e estudantes da instituição O Papel do Nutricionista Durante a Pandemia do Novo Coronavírus. No mesmo dia, a nutricionista Magda Ambros, colaboradora do Conselho Federal, participou do webinar da Associação Pernambucana de Nutrição (APN), sobre os Desafios do Atendimento Online em Tempos de Isolamento Social

No total foram cerca de 31 horas horas de participações nas lives, com cerca de 18 mil espectadores. As publicações e eventos ainda podem ser acessadas nas redes sociais das entidades e nos canais desses órgãos, no YouTube.