NOTÍCIAS

CRN-10 recebe prêmio

CRN-10 recebe prêmio

08/12/2021

Câmara de Florianópolis concede diploma de reconhecimento pelo trabalho do órgão.

O Conselho Regional de Nutricionistas da 10ª Região (CRN-10) recebeu da Câmara Municipal de Florianópolis, na última segunda-feira (6), o Diploma de Reconhecimento pelo trabalho realizado em prol da agroecologia e o combate ao uso dos agrotóxicos. A solenidade, proposta pelo vereador Marquito (PSOL/SC), homenageou pessoas e entidades que lutam por um mundo agroecológico, orgânico, justo e limpo para todos.

A data escolhida remete ao dia 3 de dezembro, conhecido como Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos, que faz alusão à catástrofe na cidade de Bhopal, na Índia, em 1984, quando uma fábrica de agrotóxicos explodiu e matou 22 mil pessoas morreram e deixou 150 mil com sequelas e doenças como câncer, cegueira, danos no fígado e nos rins após a contaminação.

A nutricionista Vânia Passero, presidente do CRN-10, agradeceu a homenagem e parabenizou o parlamentar. “Segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, em seu Dossiê ABRASCO: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo. Estima-se que o brasileiro consome, em média, 7 kg de agrotóxicos por ano. São dados chocantes e que precisam ser discutidos e disseminados para que a sociedade brasileira tenha consciência sobre as consequências do uso abusivo dos agrotóxicos. Ao mesmo tempo, se faz necessário dar visibilidade aos modelos de produção de alimentos sustentáveis. Acreditamos sim que a agroecologia é capaz de alimentar o mundo! Nossa luta é coletiva e precisamos estar integrados para conseguir avançar. O CRN-10 é aliado dessa luta!”, declarou.

“Defender a Agroecologia é lutar por saúde, direitos humanos e meio ambiente. Atualmente, os agrotóxicos se encontram nos alimentos, no solo e até na água que bebemos, portanto, não basta nos opormos ao seu uso, é necessário também propor novos paradigmas que contradigam essa prática a partir de ações e projetos inovadores, e acreditamos que a Agroecologia é a resposta adequada!”, disse o vereador Marquito, na solenidade.

Com informações do CRN-10.
Foto: Comunicação/CRN-10.