NOTÍCIAS

Comissão de revisão das DCNs realiza reunião por videoconferência

Comissão de revisão das DCNs realiza reunião por videoconferência

24/11/2020

A formação por competência foi o tema do encontro

A Comissão Especial e Transitória de Construção de Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais de Nutrição (CET-DCN) realizou mais uma reunião para debater as Diretrizes Curriculares Nacionais de Nutrição (DCN). O encontro, na última quinta-feira (19), discutiu a formação por competência na Nutrição.

Participaram da atividade as nutricionistas Vanille Pessoa e Magda Cammerer, conselheira e colaboradora do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), respectivamente; Alda Livera, representante da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran); Érica Laranjeiras, representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição (ENEN); e Juarez Calil Alexandre, coordenador da Unidade Técnica do CFN. Também participou da reunião, como convidada, a pedagoga Vera Flor.

Uma série de reuniões estão planejadas até março de 2021 para debater o produto final da CET-DCN, com a proposta de revisão das DCNs. A comissão espera apresentar uma versão preliminar durante o XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN), que seria realizado em agosto deste ano, mas foi adiado para janeiro de 2021 devido a pandemia do novo coronavírus.

Ao final dos trabalhos da comissão, a proposta de DCN será submetida ao Conselho Nacional de Educação (CNE) para que seja avaliada e, posteriormente, publicada pelo Ministério da Educação (MEC).

COMISSÃO

Criada em agosto deste ano, a comissão é composta pelas nutricionistas Vanille Pessoa (coordenadora da CET-DCN); Magda Cammerer; Manuela Dolinsky, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região (CRN-4); Alda Livera e Érica Dias Laranjeira, representação discente pela Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição (ENEN). O nutricionista e coordenador da Unidade Técnica do CFN, Juarez Calil Alexandre, acompanha o trabalho desenvolvido pelo grupo.

 

Texto: Rodrigo Rueda