NOTÍCIAS

Começou a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe influenza

Começou a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe influenza

24/03/2020

Primeira fase vai até 15 de abril e será dedicada aos idosos e profissionais de saúde

A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe já começou e segue até 15 de abril para idosos e trabalhadores da saúde. Para evitar o contato de crianças e idosos neste período, o Ministério da Saúde pede que pais e responsáveis não levem as crianças aos postos de saúde para vacinação de rotina.

De acordo com o Ministério da Saúde, serão realizadas mais duas fases em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado).

A fase seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, com prioridade às crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com 55 a 59 anos; gestantes; puérperas (mães até 45 dias após o parto); pessoas com deficiência; povos indígenas; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Vale destacar que essa vacina não cura e nem impede o contágio do coronavírus. Ela é composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Com informações do Ministério da Saúde

Foto:Adobe Stock