NOTÍCIAS

CNS lança o documentário “Se não fosse o SUS…”

CNS lança o documentário “Se não fosse o SUS…”

26/01/2022

Exibição será realizada amanhã (27), às 21h, no Facebook e no canal do YouTube do CNS.

Na próxima quinta-feira (27), às 21h, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) lança oficialmente o documentário “Se não fosse o SUS…”. A produção apresenta relatos e visões sobre o controle social e a saúde pública no enfrentamento à pandemia de Covid-19. A exibição será realizada pelo Facebook e no canal do YouTube do CNS (clique aqui).

O documentário analisa a crise sanitária a partir de cenas em Unidades Básicas e territórios, com depoimentos de usuários, trabalhadores e integrantes de conselhos de Saúde. O material reúne entrevistas com ativistas, autoridades e especialistas, promovendo um registro histórico da atuação do CNS e da Rede Conselhos na maior crise sanitária já enfrentada pelo país.

CNS

O Conselho Nacional de Saúde é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde. Criado em 1937, a missão do CNS  é fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público, por isso é chamado de controle social na saúde. As atribuições atuais do órgão estão regulamentadas pela Lei n° 8.142/1990.

O conselho é composto 48 conselheiros(as) titulares e seus respectivos primeiros e segundos suplentes, que são representantes dos segmentos de usuários, trabalhadores, gestores do SUS e prestadores de serviços em saúde. O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) voltou a ocupar uma vaga entre os titulares na última eleição do órgão, representado pela nutricionista Myrian Cruz.

Além do Ministério da Saúde, fazem parte do CNS movimentos sociais, instituições governamentais e não-governamentais, entidades de profissionais de saúde, comunidade científica, entidades de prestadores de serviço e entidades empresariais da área da saúde.

Serviço

  • O quê?: Lançamento do documentário “Se não fosse o SUS…”;
  • Quando?: quinta-feira, 27 de janeiro, às 21h;
  • Onde?: nos canais do CNS no Facebook e no YouTube (clique aqui).

 

Com informações do CNS.