NOTÍCIAS

CGAN/MS e GIN/UFMG lançam instrutivo para manejo da obesidade no SUS

CGAN/MS e GIN/UFMG lançam instrutivo para manejo da obesidade no SUS

14/10/2021

Material auxilia profissionais de saúde, com ênfase na abordagem coletiva.

A Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS) e o Grupo de Pesquisas de Intervenções em Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais (GIN/UFMG) acabam de lançar o “Instrutivo de Abordagem Coletiva para Manejo da Obesidade no Sistema Único de Saúde (SUS)”. O material tem o objetivo de apoiar as equipes e profissionais de saúde no manejo da obesidade no SUS, com ênfase na abordagem coletiva.

Pautada em evidências científicas, a publicação segue a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), e oferece ferramentas teóricas e práticas para a condução de grupos de usuários com obesidade, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS). O documento é uma ferramenta de apoio para os profissionais de saúde na abordagem coletiva no tratamento da obesidade e conta com um caderno de atividades que orienta, de forma didática, como realizar oficinas voltadas para o tratamento, perda e manutenção do peso.

A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS), Gisele Bortolini, conta que a expectativa da pasta é que profissionais da rede de atenção à saúde, especialmente da APS, utilizem o instrutivo para apoiar as atividade coletivas voltadas às pessoas com obesidade. “Esperamos que o material ajude a dar visibilidade para esse problema de saúde pública que acomete mais de 25% da população maior de 18 anos no país. O instrutivo apresenta uma abordagem inovadora para grupos considerando o estágio de prontidão para mudança, indicação para cirurgia bariátrica e manutenção do peso perdido”, destacou.

Para acessar o Instrutivo de Abordagem Coletiva para Manejo da Obesidade no Sistema Único de Saúde, clique aqui.

SERVIÇO

No dia 22 de outubro, às 15h, será realizado o lançamento do “Instrutivo de Abordagem Coletiva para Manejo da Obesidade no SUS”, com a participação de Gisele Bortolini coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, da professora Aline Lopes, líder do GIN/UFMG e docente da Escola de Enfermagem da UFMG e da professora da Universidade de São Paulo, Patrícia Jaime.

O evento será transmitido pelo canal do YouTube da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (https://www.youtube.com/ufmgenfermagem) e haverá emissão de certificado.

OBESIDADE

A Pesquisa Nacional de Saúde 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade mais que dobrou no país entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%. Nesse período, a obesidade feminina subiu de 14,5% para 30,2% , enquanto a obesidade masculina passou de 9,6% para 22,8%.

Outro dado mostra que, em 2019, uma em cada quatro pessoas de 18 anos ou mais de idade no Brasil estava obesa, o equivalente a 41 milhões de pessoas. Já o excesso de peso atingia 60,3% da população de 18 anos ou mais de idade, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62,6% das mulheres e 57,5% dos homens.

A prevalência de excesso de peso aumenta com a idade e ultrapassa os 50% na faixa etária de 25 a 39 anos de idade. Nessa faixa de idades, a proporção de sobrepeso é um pouco mais elevada no sexo masculino (58,3%) do que no feminino (57,0%). No entanto, nos demais grupos etários, os percentuais de excesso de peso eram maiores entre as mulheres.