
CFN recebe delegação da Etiópia para discutir SAN e alimentação escolar
24/07/2015
O Conselho Federal de Nutricionistas se une ao Centro de Excelência contra a Fome, ao Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA/ONU) e ao governo federal em uma parceria para o compartilhamento de experiências na área de segurança alimentar e nutricional (SAN). O conselho recebe, desde quarta-feira (22), delegação formada por autoridades e ministros da Etiópia para apresentar o envolvimento de nutricionistas brasileiros na elaboração e implementação de políticas públicas. A vice-presidente do CFN, Albaneide Peixinho, acompanha todas as atividades do grupo durante a visita de estudos ao País.
Na sede do CFN, em Brasília, os representantes estrangeiros ouviram da vice-presidente relato sobre as experiências do Brasil com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), trabalho que coordenou, por mais de dez anos, no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Ainda no conselho, eles tiveram reunião com coordenadores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre SAN; com membros da gerência de Nutrição e da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do governo do Distrito Federal, que falaram sobre iniciativas públicas e o projeto de restaurantes comunitários; e com representantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), ligado à Presidência da República.
Pauta – A delegação da Etiópia cumpre, nesta semana, uma agenda extensa de compromissos oficiais. Na programação, temas como ações internacionais de combate à fome; estratégias em SAN; panorama dos programas de nutrição do Brasil; discussões técnicas sobre combate ao déficit de estatura, fortificação de alimentos e resultados alcançados; planejamento estratégico de políticas públicas; além de visitas de campo a banco de leite, a unidades e centros de saúde com serviços de nutrição em nível familiar/comunitário, ao Ceasa/DF e à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Para abrir a rodada de reuniões, que começou na terça-feira (21), os representantes estrangeiros apresentaram, no Ministério das Relações Exteriores, a estratégia nacional de Nutrição e os programas desenvolvidos nessa área pelo governo etíope. A delegação se despede na segunda-feira (27) e o CFN espera receber outro grupo, do Camboja, entre os dias 3 e 7 de agosto.
Fonte: CFN