NOTÍCIAS

CFN presente no II Encontro Virtual de Estudantes de Nutrição

CFN presente no II Encontro Virtual de Estudantes de Nutrição

22/02/2022

Evento reuniu estudantes de Nutrição de todo o país.

O II Encontro Virtual de Estudantes de Nutrição (EVENUT), promovido pela Executiva Nacional de Estudantes de Nutrição (ENEN), foi marcante. Com o tema “Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria é como uma concha vazia”, o evento mobilizou estudantes de todo o Brasil e contou com a presença de várias entidades da Nutrição, inclusive o CFN, que foi representado na abertura dos trabalhos pelo nutricionista e presidente do órgão, Élido Bonomo.

O encontro aconteceu de 17 a 19 de fevereiro, com mesas de debate sobre variados temas como soberania alimentar e povos tradicionais, segurança alimentar da população LGBTQIA+, saúde e necessidades específicas e outros assuntos.

Élido Bonomo ressaltou a importância do evento para os estudantes e para os profissionais de Nutrição. “Nós do CFN agradecemos o convite, pois acreditamos que nossa profissão se fortalecerá cada vez mais com a participação dos estudantes, discutindo a formação, seu papel na sociedade e o exercício profissional balizado pelo nosso código de ética e conduta, com o compromisso com a saúde e segurança alimentar e nutricional para a população, e o direito humano à alimentação adequada e saudável” disse.

O presidente do CFN também falou sobre a importância do estudante de Nutrição, do nutricionista, das instituições e coletivos estarem inseridos no debate sobre a atual realidade brasileira na luta contra a fome no país. “Nossa gestão está aberta ao debate envolvendo as entidades da Nutrição para encontrar alternativas para os problemas que enfrentamos hoje. Estamos à disposição para trilharmos um caminho na perspectiva dos direitos humanos, da ética e com o compromisso social, num país que apresenta 20 milhões de pessoas em situação de fome e com a liberação desenfreada de agrotóxicos, veneno na mesa dos brasileiros”, destacou.

Também participaram da abertura do II EVENUT as nutricionistas Fátima Fuhro, presidente da Federação Nacional de Nutricionistas (FNN); Ruth Guilherme, presidente da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran); Luciana Labidel dos Santos, conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) e Manuella Gaiozo, representante da Executiva Nacional de Estudantes de Nutrição (ENEN).