NOTÍCIAS

CFN e Ministério da Saúde alinham ações sobre PICS

CFN e Ministério da Saúde alinham ações sobre PICS

31/03/2022

Nutricionistas farão parte de comissão do MS para fortalecer estratégias a serem implementadas na PNPICS.

A Comissão Especial Transitória que trata das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Conselho Federal de Nutricionistas (CET-PICS/CFN) se reuniu com a Coordenação Nacional de PICS do Ministério da Saúde (CNPICS/MS) para discutir as habilitações profissionais nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no contexto do Sistema CFN/CRNs e criação de uma comissão específica no MS para avançar sobre o tema nas diversas profissões da saúde.

Além de Mírian, também participaram da reunião a nutricionista Vânia Passero, coordenadora da CET-PICS/CFN; Christiane Matos, Coordenadora Nacional CNPICS/MS; a nutricionista Gabriela Santos Almeida, do Ministério da Saúde; e Daniel Amado, também integrante da CET-PICS/CFN.

“Ainda existem arestas para serem aparadas e a CET-PICS está tendo reuniões desde o início do ano para tratar das demandas de cada regional do Sistema CFN/CRN. Já temos um material amplo disponibilizado aos nutricionistas que é o – Perguntas e Respostas – criado para auxiliar na autonomia profissional, além de uma série de capacitação no canal do CFN, no Youtube. A criação da CET PICS vem como mais um suporte técnico ao Sistema CFN/CRN, indicando profissionais nas práticas regulamentadas pelo Conselho Federal. 

Ficou deliberado que o CFN vai compor a Comissão Nacional de PICS, indicando profissionais para estudar as 21 práticas integrativas e complementares reconhecidas pelo órgão, no contexto da Política Nacional de PICS. “Será um grande trabalho, pois teremos uma longa trajetória para dar suporte à comissão. É de total interesse do CFN que possamos avançar ainda mais na consolidação das PICS na atenção primária à saúde, e com a presença do nutricionista neste contexto”, disse a nutricionista Mirian Marcolino, conselheira do CFN e integrante da CET-PICS/CFN.

 

Matéria atualizada às 13h58, e às 17h41 de 01/04/2022